Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Janeiro de 2020 | 23h30 - Actualizado em 24 Janeiro de 2020 | 23h30

Governador solicita apoio para a construção de um hospital de referência

Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, solicitou hoje, sexta-feira, apoio à ENDIAMA no sentido de auxiliar a região na construção de um hospital de referência, para tratamento de doentes com insuficiência renal, na área da oncologia e outras especialidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

LUNDA SUL: DANIEL FÉLIX NETO - GOVERNADOR PROVINCIAL DA LUNDA SUL

Foto: HÉLDER DIAS

A solicitação foi feita durante a conferência de imprensa com os presidentes dos Conselhos de Administração da Endiama, Ganga Júnior, da Sodiam, Bravo da Rosa e do Instituto Geológico de Angola, Canga Xiaquivuila, no final da visita à província do secretário de Estado da Geologia e Minas, Jânio da Rosa Corrêa Victor.

Segundo o governante, a falta desta infra-estrutura tem dificultado os pacientes que padecem destas enfermidades e procuram por serviços medicos em outras províncias do país, com destaque para Luanda, Huíla e Benguela.

Em resposta, o PCA da Endiama, Ganga Júnior, referiu que a empresa mineira vai reforçar a implementação de projectos socioeconómicos na região, principalmente,  nas localidades juntos às minas, com diversos serviços sociais para o bem da população.

Sublinhou que a Endiama como sempre vai continuar a apoiar os governos das provinciais do Moxico, Lunda Sul e Lunda e Norte, com programas que visam alavancar o desenvolvimento destas circunscrições nas áreas de agricultura, saúde, pecuária, agro-indústrias e outras, no sentido de contribuir para a  massificação do emprego nestas zonas.

Quanto às minas do Luaxe, Ganga Júnior fez saber que a mesma está em fase de conclusão e dentro em breve entrará em funcionamento e que prevê produzir este ano cerca de um milhão de quilates de diamantes, utilizando a base logística da Sociedade Mineira de Catoca.

Anunciou para o ano 2021 a construção de uma central de tratamento de diamantes, para recuperação das pedras preciosas ainda pequenas, o que irá permitir tratar cerca de 500 toneladas do mineiro por hora, o que perfaz um total de quatro milhões de quilates por ano.

Leia também
  • 24/01/2020 18:45:38

    Governo recomenda instalação de pára-raios

    Menongue - O governo da província do Cuando Cubango recomendou hoje, sexta-feira, aos administradores municipais da região a instalarem pára-raios nas zonas habitacionais para prevenir das descargas eléctricas, que têm causado vítimas humanas e danos materiais.

  • 24/01/2020 13:04:37

    Governador quer colaboração das autoridades tradicionais

    Menongue - O governador da província do Cuando Cubango, Júlio Bessa, pediu a colaboração das autoridades tradicionais para a realização de um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento local.

  • 24/01/2020 04:27:59

    SNPCB aposta na prevenção de construções em zonas de risco

    Ndalatando - O novo comandante do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) no Cuanza Norte, Zacarias Quinanga, aposta no reforço das acções de sensibilização às populações para contenção de construções em zonas de risco como medida de prevenção de tragédias.