Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Janeiro de 2020 | 23h44 - Actualizado em 22 Janeiro de 2020 | 10h20

Governante faz balanço positivo da visita ao Bié

Cuito - O ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, considerou terça-feira, no Cuito, positivo o resultado da sua visita de 24 horas ao Bié, por permitir auscultar os principais problemas da classe e cumprir todo o programa proposto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino

Foto: Leonardo Castro

O governante angolano pronunciou-se pouco depois de se reunir com representantes de alguns partidos políticos com assento na Assembleia Nacional (parlamento) no Bié, com o propósito de obter subsídios que contribuam para a melhoria da actividade jornalística na província.

Na ocasião, o primeiro secretário provincial do PRS, António Armando, reclamou da falta de cobertura jornalística das actividades do seu partido, ao passo que segundo secretário do MPLA na província, Anastácio Sambowa, destacou a abertura existente nos órgãos públicos.

“A unidade e coesão do povo angolano são irreversíveis”, ressaltou Nuno Caldas Albino, afirmando que o Ministério da Comunicação Social (MCS) quer atingir, até 2022, uma cobertura acima dos 90 por cento com a extensão dos sinais da rádio e televisão.

De acordo com o governante, o MCS pretende continuar a garantir a unidade e coesão do povo angolano, partindo do princípio da pluralidade de ideias e opiniões. Acrescentou que se está a trabalhar de modo a que os órgãos públicos do sector possam comunicar mais e melhor.

O ministro prometeu a inserção de subsídios de deslocação nas coberturas, sobretudo nos municípios mais recônditos das sedes  provinciais, cujas condições de acesso são precárias.

Durante a visita ao Bié, Nuno Caldas Albino, acompanhado pelos presidentes dos conselhos de administração da ANGOP, Josué Salusuva Isaias, da Rádio Nacional de Angola (RNA), Marcos Lopes, e da Televisão Pública de Angola (TPA), Francisco Mendes, manteve um encontro de cortesia com o governador Pereira Alfredo.

Depois, reuniu-se com a classe de profissionais e associações do sector, representantes de partidos políticos com assento na Assembleia Nacional (parlamento) na província, bem como visitou os órgãos públicos, para se inteirar do seu funcionamento. Inaugurou, ainda, a Rádio Cuquema (privada).   

Antes do Bié, o ministro Nuno Caldas Albino esteve no Cuando Cubango, segunda-feira, onde constatou o funcionamento dos órgãos de comunicação social, no quadro de uma visita de trabalho ao interior do país, que inclui igualmente as províncias do Huambo e Cuanza Sul, na quarta e quinta-feira, respectivamente.

Leia também
  • 22/01/2020 08:26:24

    Ministro da Comunicação Social a caminho do Huambo

    Cuito - O ministro da Comunicação Social, Nuno dos Anjos Albino, deixou a cidade do Cuito, na manhã de hoje (quarta-feira), com destino ao Huambo, depois de efectuar uma visita de trabalho de 24 horas à província do Bié.

  • 21/01/2020 22:54:52

    Ministro anuncia formação de jornalistas na China

    Cuito - Cinquenta jornalistas de distintos órgãos de Comunicação Social vão ser enviados à China, ainda este ano, para formação em sistema inglês numa Universidade de Beijing, anunciou hoje (terça-feira), no Cuito, província do Bié, o ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino.

  • 21/01/2020 22:04:34

    ANGOP prepara aplicação do qualificador - diz PCA

    Cuito - A aplicação do qualificador, já aprovado pelo Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social (MAPTSS), na Agência Angola Press (ANGOP), vai ocorrer tão logo sejam disponibilizadas as verbas para reforço dos salários, informou hoje o seu Presidente do Conselho de Administração (PCA), Josué Salusuva Isaías.