Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Fevereiro de 2020 | 20h53 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2020 | 10h34

Conselho Consultivo recomenda reforço do sistema de comunicação

Luanda- A criação de condições para o reforço do sistema de comunicação social democrático, diversificado e plural, tendentes a garantir os direitos, liberdades e as garantias dos cidadãos consta entre as recomendações saídas do XIV Conselho Consultivo do Ministério da Comunicação Social.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

membros do conselho consultivo da comunicação social

Foto: Gaspar dos Santos

Os participantes no encontro recomendaram ainda  ajustamentos ao Pacote Legislativo do sector e a sua regulamentação, adequando-o às dinâmicas sociais e incentivar a iniciativa privada a dar o seu contributo para consolidar a existência de um sistema de comunicação social democrático, diversificado e plural.

Prosseguir os trabalhos de definição e consolidação da Comunicação digital, que   poderá  passar pela criação de um  organismo regulador para o efeito e a criação de condições para o acesso das pessoas de deficiência a informação são igualmente recomendações saídas do encontro.

Para os participantes, é ainda necessário melhorar e  modernizar a gestão das empresas do sector, por formas a torna-las mais eficazes e eficientes, bem como como apoiar os esforços do Executivo para o alcance das mudanças estruturantes no âmbito do PDN.

Prosseguir, com os departamentos ministeriais parceiros, os esforços para o aumento do raio de cobertura dos sinais de rádio e de televisão e a implantação do programa de migração digital constituem também recomendação e conclusão do evento.

Recomendaram o reforço do papel reitor metodológico do ministério sobre os gabinetes de comunicação institucional e imprensa, os serviços de imprensa nas missões diplomáticas de Angola e os gabinetes provinciais de comunicação social, para uma melhor padronização da comunicação institucional interna e externa e a identidade visual do governo.

Nas conclusões e recomendações finais do evento recomendam ainda a necessidade de se desenvolver parceiros no âmbito da Comunicação Social com os países das regiões Central e Austral de África para A capacitação e apoio técnico e tecnológico, troca de conteúdos e mobilidade profissional.

Recomendam aos órgãos públicos de comunicação social a reposição dos correspondentes municipais para facilitar a divulgação das realizações do Executivo e factos relevantes e de proximidade em toda a extensão do território nacional.

Exortam aos jornalistas a pautarem a sua actuação nas redes sociais pelo exercício responsável do seu direito à liberdade de expressão, no estrito respeito à  Constituição  da República e a lei, bem como o incentivo ao jormalismo de investigação como vector de uma comunicação social responsável, séria, isenta  e plural.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 13/02/2020 22:49:17

    MCS prevê atribuir quotas de formação aos órgãos privados

    Luanda - O Ministério da Comunicação Social (MCS) prevê atribuir quotas aos órgãos privados para a formação dos seus profissionais, afirmou, nesta quinta-feira, em Catete, o titular da pasta, Nuno Albino.

  • 13/02/2020 17:41:26

    GCII manifestam abertura

    Catete - Os Gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa (GCII) dos departamentos ministeriais manifestaram, nesta quinta-feira, em Catete, total abertura, interacção e colaboração com os órgãos de comunicação social.

  • 13/02/2020 16:57:26

    Responsável quer maior projecção da imagem de Angola

    Catete - O director nacional da Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Comunicação Social, Eduardo Magalhães, destacou, nesta quinta-feira, em Catete, a necessidade de os adidos de imprensa angolanos elaborarem uma narrativa de projecção da imagem do país para a atracção do investimento privado estrangeiro.