Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Março de 2020 | 19h33 - Actualizado em 13 Março de 2020 | 19h33

Aldeia Nissi beneficia de dois autocarros

Cuito - A população da Aldeia Nissi, na comuna do Cunje, sete quilómetros a norte do Cuito (Bié), beneficiou hoje, sexta-feira, de dois autocarros com a capacidade para 62 pessoas, das quais 34 sentadas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio de Amaral, disse que os meios vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos assistidos, apelando responsabilidade quanto a conservação.

O vice-governador do Bié para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, José Fernando Tchatuvela, que enalteceu o trabalho dp Projecto “Aldeia Nissi”, apelou à contínua assistência social às pessoas carenciadas (crianças, jovens e adultos), mormente na formação.

 Por seu turno, a directora-geral do Projecto “Aldeia Nissi” , Weila Marta dos Santos, enalteceu a oferta, salientando que vai satisfazer as necessidade de transporte, mormente de pacientes para consultas médicas periódicas na vizinha província do Huambo e não só.

A “Aldeia Nissi' é um projecto controlado por missionários brasileiros que assiste mais de mil cidadãos vulneráveis entre adultos, jovens e crianças, na sua maioria albinos residentes nessa localidade.

Formado em 2009 com apenas duas salas de aulas, o centro denominado “Aldeia Nissi” controla 18 turmas comparticipadas com mil e 200 alunos da iniciação a 12ªclasse. As aulas são asseguradas por 48 professores (brasileiros e angolanos).

Este ano prevê graduar os primeiros 90 finalistas.

O projecto tem como missão combater o preconceito, elevar a auto-estima e confiança de 115 albinos, assim como alguns surdos e mudos que o centro controla até a presente data.

O centro carece de médicos oftalmologistas para assegurar o tratamento da visão daquele grupo, por ser o seu maior entrave de aprendizagem.

Assuntos Província » Bié   Sociedade  

Leia também
  • 13/03/2020 19:12:07

    Secretário de Estado destaca integração de ex-militares

    Cuito - O secretário de Estado para Acção Social, Lúcio de Amaral, destacou hoje, sexta-feira, no Cunhinga (Bié), a integração sócio-profissional dos ex-militares como uma das componentes para estabilidade social, fortalecimento da paz, da democracia e da reconciliação nacional.

  • 13/03/2020 18:59:51

    Arquivo de Identificação emite mais de 200 BI no Moxico

    Luena - Duzentos e oitenta e nove Bilhetes de Identidades foram emitidos nesta quarta - feira, na província do Moxico, durante o movimento de serviço denominado "Quartas dos Kandengues", promovido desde Janeiro do ano em curso pelo Arquivo Provincial de Identificação Civil.

  • 13/03/2020 13:18:10

    Mais de doze mil jovens frequentam cursos profissionais

    Luanda - Doze mil 268 jovens de ambos os sexos estão matriculados em Luanda para frequentar o ciclo formativo 2020 nos centros tutelados pelo Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP).