Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Março de 2020 | 19h12 - Actualizado em 13 Março de 2020 | 19h12

Secretário de Estado destaca integração de ex-militares

Cuito - O secretário de Estado para Acção Social, Lúcio de Amaral, destacou hoje, sexta-feira, no Cunhinga (Bié), a integração sócio-profissional dos ex-militares como uma das componentes para estabilidade social, fortalecimento da paz, da democracia e da reconciliação nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável, que falava no encerramento de um curso para tractoristas em que participaram 30  ex-militares e antigos combatentes e veteranos da pátria das províncias do Bié, Moxico, Huambo, Huíla e Benguela, afirmou que urge a necessidade de o Executivo continuar a criar políticas de inclusão para o bem-estar desta franja da sociedade.

Solicitou aos recém-formados, que por sinal estão agrupados em associações e cooperativas agrícolas, no sentido de aplicarem os conhecimentos adquiridos para aumentar a produção agrícola, assim como contribuir na diversificação da economia.

Já o consultor da ministra da Acção Social e Promoção da Mulher, Elmirindo Sousa Barradas, ressaltou que a formação teve como objectivo a utilização eficaz dos tractores, redução dos custos da manutenção e a segurança dos operadores das máquinas.

Durante três semanas, os formados foram doptados de conhecimentos sobre o funcionamento de um motor, manutenção de um tractor, embraiagem, caixa de velocidade, diferencial, sistema hidráulico, travão, tracção, bem como tiveram aulas práticas.

O curso foi promovido pelo Instituto de Reintegração Sócio Profissional dos Ex- Militares (IRSEM).

Assuntos Província » Bié   Sociedade  

Leia também
  • 14/03/2020 19:24:50

    ONG tem 190 mil euros para apoiar comunidade SAN

    Quipungo - O Programa de Desenvolvimento Rural e Agricultura Sustentável da Ong, OCADEC, dispõe de 190 mil euros destinados a apoiar projectos de agricultura familiar e no reforço do processo de ensino e aprendizagem para mais de 279 famílias da comunidade SAN, vulgarmente chamados de “khoisan”, na província da Huíla.

  • 14/03/2020 18:16:24

    INEFOP conta com novos cursos na Lunda Sul

    Saurimo - Dois novos cursos técnico-profissionais: auto - cad 3D e energias renováveis, estão a disposição dos jovens da província da Lunda Sul, anunciou hoje, sábado, nesta cidade, o chefe do serviço provincial do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Rufino Quembo.

  • 14/03/2020 16:29:30

    Mulheres de Catoca oferecem bens diversos à penitenciária Luzia

    Saurimo - Membros da associação da mulher da Sociedade Mineira de Catoca procederam hoje, sábado, a entrega de bens alimentares e material higiénico ao Estabelecimento prisional de Luzia, com vista a minimizar algumas dificuldades dos presos e da instituição.

  • 14/03/2020 10:18:11

    INEFOP abre ano formativo com mais de mil candidatos

    Léua - Mil e oito candidatos estão inscritos no presente ano formativo (2020) do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP) na província do Moxico, aberto nesta sexta-feira, no âmbito das acções do governo de apoio à juventude, que visam garantir o fomento do auto-emprego.