Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Maio de 2020 | 12h40 - Actualizado em 25 Maio de 2020 | 13h34

COVID-19: EPAS Lunda Norte com dificuldades financeiras

Dundo - A Empresa Pública de Água e Saneamento (EPAS) da Lunda Norte está com dificuldades de pagar salários, por falta de pagamento do consumo por parte dos clientes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os trabalhadores não recebem salários há meses, por dificuldades financeiras.  

De acordo com o presidente da empresa, André Camilo, os clientes apontam a Covid-19  como razão para o não-pagamento do consumo do líquido.

De Março a Abril, avançou, a empresa facturou apenas um milhão de kwanzas contra os sete milhões dos meses anteriores, condicionando o pagamento de salários dos trabalhadores.  

Devido à Covid-19, o Governo angolano, no âmbito das medidas de prevenção,  determina, temporariamente, o corte do fornecimento de água  e implementou um programa de distribuição gratuita.

Apesar de o plano de contingência de distribuição de água  não retirar a responsabilidade dos clientes quanto ao pagamento da água, o responsável disse que esta situação os tem incentivado a não pagarem o consumo.

Disse que os clientes  estão a acumular as dívidas e, tão logo a situação epidemiológica do país esteja controlada, sofrerão cortes.  

A EPAS na Lunda Norte tem sob o seu controlo 10 mil clientes, num universo de pelo menos um milhão de habitantes.

Leia também
  • 25/05/2020 13:32:30

    Sistema de água do Mussungue com rotura

    Dundo - O sistema de captação, tratamento e distribuição de água do Mussungue, com quatro bombas de 420 metros cúbicos cada, está, desde a semana finda, fora de serviço, em consequência da rotura da tubagem de transporte para a circunscrição.

  • 24/05/2020 17:34:28

    Covid-19: Administrador defende esquadra móvel nos mercados

    Chitato - O administrador municipal de Chitato, Lunda Norte, Gastão Cahata, defendeu hoje, sábado, a instalação de esquadras móveis nos mercados de Mussungue e Carinhenga, para garantir a observância das medidas de prevenção, visando o combate contra a Covid-19.

  • 24/05/2020 16:38:32

    PN detém suposto autor da morte de cidadão em Lucapa

    Dundo - A Policia Nacional deteve, no sábado, o suposto autor da morte de um cidadão de 49 anos de idade, na localidade de Sambuegue, comuna de Camissombo, município de Lucapa, Lunda Norte.