Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Maio de 2020 | 12h07 - Actualizado em 26 Maio de 2020 | 12h05

Centro de captação de água do Lucapa beneficia mais de cinco mil famílias

Lucapa - Cinco mil e 45 famílias, das 6.500 previstas na primeira fase, no município do Lucapa, província da Lunda Norte, já beneficiam desde Abril último de água potável , com a entrada em funcionamento do centro de captação e tratamento de água, com capacidade de 600 metros cúbicos/hora.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estação de tratamento e bombagem de água

Foto: ANGOP

O referido centro, que beneficiou desde 2017 de obras de ampliação (esta quantidade subiu de 416 para 600 metros cúbicos/hora), conta com uma rede de distribuição de 65 mil e 675 metros de extensão, dois reservatórios de 150 e 200 mil metros cúbicos e  deverá beneficiar, ao todo, mais de 80 mil famílias.

As obras de ampliação, sob responsabilidade do Ministério da Energia e Águas, orçaram em 53 milhões, 975 mil e 844 dólares americanos.  

A informação foi avançada (segunda-feira) pelo presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública de Águas e Saneamento da Lunda Norte, André Camilo, sublinhando que foram montados o mesmo número de contadores, para facilitar a cobrança do consumo do líquido.

André Camilo, que respondia questões relacionadas ao sector da água, apresentadas num encontro de auscultação entre o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, e a juventude de Lucapa, disse estarem em curso o processo de contratação para se proceder às mil e 458 ligações que faltam nesta primeira fase.

De acordo com o responsável, a segunda fase prevê o alargamento da rede de distribuição de água para que a população residente na periferia beneficie também do  líquido.

Disse que foram igualmente construídos 50 dos 61 chafarizes previstos na periferia, já em funcionamento.

Na ocasião, anunciou que está em curso, no âmbito do programa água para todos, a construção dos centros de captação dos municípios de Cambulo, Chitato e Cuango, que têm já uma execução física na ordem dos 89 por cento, com previsão de beneficiar a população ainda este ano.

Leia também
  • 26/05/2020 14:31:34

    Jovens querem reforço da segurança no Lucapa

    Lucapa - Jovens do município de Lucapa solicitaram nesta, terça-feira, ao governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, o aumento de efectivo e de esquadras da Polícia Nacional no sentido de melhorar a segurança na circunscrição.

  • 26/05/2020 14:03:03

    COVID-19 condiciona conclusão da Central Térmica de Lucapa

    Lucapa - As obras da Central Térmica de Lucapa, Lunda Norte, com dois grupos geradores de um megawatts cada, estão suspensas devido à covid -19, informou hoje, terça-feira, o director municipal da Energia e Águas, Yuri Lopes.

  • 25/05/2020 13:32:30

    Sistema de água do Mussungue com rotura

    Dundo - O sistema de captação, tratamento e distribuição de água do Mussungue, com quatro bombas de 420 metros cúbicos cada, está, desde a semana finda, fora de serviço, em consequência da rotura da tubagem de transporte para a circunscrição.