Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Maio de 2020 | 18h08 - Actualizado em 28 Maio de 2020 | 18h07

Operadores recebem autocarros para transporte público

Menongue - Onze novos autocarros de transporte público, com 62 lugares foram entregues hoje, quinta-feira, a dois operadores deste serviço na província do Cuando Cubango, para o reforço da mobilidade urbana e intermunicipal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os meios, numa primeira fase, vão reforçar as rotas nos municípios do Cuchi, Cuito Cuanvale e Menongue, pripriamente na comuna do Caiundo e na Aledia do Fio, esta última fronteiriça com a província do Bié, na faixa noderdeste.

O director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Antunes Huanbo, avançou que cada viatura está avaliada em  57 milhões de Kwanzas.

O autocarros entram em funcionamento a partir do dia 1 de Junho do ano em curso, num sistema de bilheteira electrónica e o seu monitoramento será feito a partir de uma gestão de base de dados.

Os meios possuem elevadores de acesso para os deficientes, permitindo que as cadeiras de rodas  possam entrar nos autocarros de modo automático.

Os 11 autocarros juntam-se a 23 mini- autocarros de diferentes tipologias e 11 autocrarros recebidos em 2017 e em serviço de táxi urbano e intermunicipal em Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi.

Aos beneficiários, o responsável apelou ao  cumprimento dos preceitos contratuais, sendo que cada cidadão deverá ser agente fiscalizador junto do gabinete provincial dos transportes, para denunciar qualquer tentativa de desvio destes bens públicos.

Por seu turno, o governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, afirmou que os autocarros vão ajudar na melhoria da mobilidade da população na região.  

Referiu que os meios foram entregues na base de um concurso público, numa iniciativa do governo, para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e garantir a mobilidade de pessoas e bens.

Leia também
  • 28/05/2020 15:06:28

    Assistidos mil cidadãos na comuna do Caiundo

    Menongue - Mil cidadãos de 11 aldeias da comuna do Caiundo, a 43 quilómetros a sudeste da cidade de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, beneficiaram, no início desta semana, da assistência médica e medicamentosa, através de consultas ambulatórias, no âmbito do programa de apoio às populações vulneráveis.

  • 25/05/2020 23:25:13

    Nomeado novo administrador do Cuito Cuanavale

    Menongue - O Governador Provincial do Cuando Cubango, Júlio Bessa, procedeu, nesta segunda-feira, a nomeação de José Martins para o cargo de administrador do município do Cuito Cuanavale.

  • 22/05/2020 21:49:55

    Governo disponibiliza USD 420 milhões para projecto Kwenda

    Menongue - O governo angolano tem disponíveis 420 milhões de dólares americanos para a execução do Programa Programa de Transferências Sociais Monetárias "Kwenda" anunciou, no Cuando Cubango, o secretário do Presidente da República para os Assuntos Económico, Lopes Paulo.