Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Setembro de 2020 | 12h15 - Actualizado em 16 Setembro de 2020 | 12h06

Asfaltagem da vila da Matala dura seis meses

Matala - As obras de asfaltagem de 7.79 quilómetros das ruas da sede do município da Matala, na Huíla, começaram nesta quarta-feira e vão durar seis meses.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Obras de asfaltagem na província da Huíla

Foto: Morais Silva

Desde que alcançou a categoria de vila, em 1958, o município da Matala, a 180 quilómetros a leste do Lubango, beneficia pela primeira vez de obras da malha viária da sua sede, tapete colocado pela primeira vez por ocasião da construção da barragem hidro-eléctrica, com o mesmo nome.

A asfaltagem das ruas, orçadas em mil milhões, 465 milhões, 914 mil, 463 Kwanzas e 48 cêntimos, é um dos 18 projectos constantes no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que na globalidade tem disponíveis mais de três mil milhões de Kwanzas para a região.

Após o acto de consignação, o administrador municipal da Matala, Miguel António Paiva Vicente, admitiu à imprensa que há muito que se esperava pela execução do projecto e pediu qualidade e cumprimento dos prazos a empresa encarregue da obra.

Por sua vez, o empreiteiro, Luís Eduardo Mendes,  informou que o projecto de asfaltagem inclui o melhoramento dos passeios e valas de drenagem de água pluviais, o que vai conferir maior dignidade e dar resposta os anseios da população.

Com uma população estimada em mais de em 315 mil e 344 habitantes, a Matala conta com quatro comunas: Capelongo, Mulondo, Micosse e sede, sendo essa última a mais populosa, com mais de 150 mil habitantes, que há muito reclamavam da degradação das vias estruturantes.

Ainda no quadro do PIIM, no município do Chipindo está em curso a construção da sua primeira escola de 12 salas de aula, orçada em 215 milhões, 761 mil e 398 kwanzas.

A obra, com um prazo de duração de 210 dias, começou em Julho e foi já executada em  32 por cento. Após conclusão vai aumentar para 50 o número de escolas na localidade e vai receber mil e oitenta alunos do primeiro e segundo ciclos.

O equipamento social terá igualmente um campo polivalente, refeitório e anfiteatro.

O município do Chipindo tem contemplado oito projectos sociais no âmbito do PIIM, avaliados em mais de três mil milhões de kwanzas.

Falando, no quadro de uma visita de três dias do governador da Huíla, Luís Nunes, ao município, o empreiteiro, André Santos, lamentou as dificuldades que tem para fazer chegar o material ao município, dada a degradação das vias.

Para além da escola, Luís Nunes, que terminou hoje a sua jornada de campo no Chipindo, verificou os projectos de melhoramento e ampliação do sistema de abastecimento de água à vila, ampliação e requalificação do hospital municipal, obras de construção da unidade do Comando Municipal da Polícia Nacional e a construção de uma escola de sete salas de aulas.

O governador visitou igualmente as áreas mineiras de Cassanda e Chivela, assim como manteve um encontro com os membros do Conselho Municipal da Auscultação às comunidades.

Com uma superfície territorial de três mil e 898 quilómetros quadrados, o município de Chipindo, situa-se a 456 quilómetros da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, e tem uma população estimada em 77 mil e 670 habitantes.

Assuntos Estradas   Obras   Província » Huíla  

Leia também
  • 15/09/2020 20:36:04

    PIIM contempla construção de quatro pontes em Caconda

    Caconda - O Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) está a financiar a construção de quatro pontes nas comunas do Waba e Gungui, município de Caconda, na Huíla, orçadas em mil milhões, 828 milhões, 695 mil e 870 kwanzas, cujo acto de consignação aconteceu nesta segunda-feira, na circunscrição, sob égide do Ministério da Construção e do Ordenamento do Território.

  • 15/09/2020 12:25:05

    Lubango ganha parque público

    Lubango - Um parque público de lazer, com 11 mil metros quadrados, onde estão instalados vários equipamentos de diversão e actividade física, construído nas margens do rio Mukufi, centro do Lubango, será inaugurado na próxima semana.

  • 15/09/2020 10:18:25

    CFM homenageia vítimas do Munhino com memorial

    Lubango - Um memorial em homenagem às vítimas do acidente ferroviário ocorrido há dois anos na zona do Munhino, município da Bibala, província do Namibe, em construção há três meses, será inaugurado no dia 26 deste mês pelo Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM).