Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Setembro de 2020 | 15h15 - Actualizado em 16 Setembro de 2020 | 23h28

Colisão entre comboios faz três feridos no Bié

Cuito - Uma colisão entre dois comboios dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), no ramal Cuito (Bié)-Luena (Moxico), causou, nesta quarta-feira, três feridos e danos materiais por avaliar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Comboios do CFB colidem no Bié

Foto: ANGOP/Arquivo

A colisão envolveu uma locomotiva de mercadoria e outra de manutenção.

Os feridos recebem assistência médica num centro de saúde da comuna do Cuanza, município de Camacupa (Bié).

Este é o segundo acidente do género neste ramal, nos últimos sete anos. O primeiro ocorreu a 17 de Fevereiro de 2013 e causou 20 feridos, que estavam nas locomotivas.  

O acidente de 2013, ocorrido na estação do Cuemba (Bié), terá sido causado por uma falha técnica do sinaleiro. O mesmo terá, alegadamente, se enganado na troca de linha do comboio de carga que fazia o trajecto Cuito-Luena.

O administrador municipal de Camacupa, José Lopinho, que esteve no local do sinistro, em socorro das vítimas, admitiu falha nas comunicações entre técnicos de linha como a principal causa da colisão.

A locomotiva de mercadorias fazia o traçado Cuito-Luena e a técnica saia do Luena para a cidade do Cuito, mas alegada falha de comunicações entre técnicos de linha ocasionou tal colisão.

Davoca Sapalo, um dos feridos, relatou que a locomotiva em que seguia saia da Estação do Cunje (Bié) e as indicações técnicas davam conta que estavam a três cruzamentos, sem, porém, terem tido conhecimento da locomotiva que vinha no sentido Luena-Cuito.

Depois de atingirem a Estação do Cuanza, uns 9/10 quilómetros, explicou, depararam-se com a locomotiva que vinha no sentido Luena-Cuito.

Até ao momento a Direcção do CFB ainda não prestou esclarecimento das reais causas da colisão.

A colisão está a impedir a circulação do  Comboio Luena-Huambo, que se encontra estacionado no Cuemba, por causa da obstrução da linha férrea.

Assuntos Comboio   Província » Bié  

Leia também
  • 15/09/2020 14:44:27

    Peixe do "Olutorsk" comercializado no Bié

    Cuito - A província do Bié recebeu hoje 30 toneladas de peixe carapau, para distribuição a agentes económicos, no âmbito do plano de distribuição das mil e 200 toneladas de pescado apreendidas no Navio Ucraniano "Olutorsk", em Agosto último, em Benguela.

  • 08/09/2020 12:42:37

    SJA aponta desafios da comunicação social angolana

    Luanda - O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, apontou, nesta terça-feira, a sobrevivência dos órgãos de comunicação social e a independência dos jornalistas como os desafios da classe na actualidade.

  • 04/09/2020 18:20:58

    Covid-19: OMA reitera o redobrar de medidas

    Cuito - A primeira secretária da OMA no Cuito, província do Bié, Judith Ramos, reafirmou hoje (sexta-feira), nesta cidade, o apelo à população desta região para a necessidade de primar, cada vez mais, pelo reforço das medidas de biossegurança, visando evitar a propagação da Covid-19.