Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

18 Fevereiro de 2020 | 17h38 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2020 | 17h37

Governo de Luanda entrega 60 primeiros autocarros

Luanda - Os primeiros 60 autocarros, do lote de 220, do Governo da Província de Luanda serão entregues na próxima sexta-feira (dia 21) para as três primeiras empresas aprovadas no concurso público para a exploração dos transportes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Autocarros para transporte público (Arquivo)

Foto: Leonardo Castro

O director do gabinete provincial dos Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, Amadeu Campos, disse hoje (terça-feira), em declarações à Angop, que o concurso público para a gestão dos autocarros por algumas empresas já foi realizado.

“ Das empresas concorrentes foram aprovadas setes, das quais três já cumpriram com todos os requisitos e deverão receber 60 autocarros para a sua exploração”, esclareceu.

Depois de receberem os autocarros, segundo o responsável, as empresas terão um prazo para  preparar os meios para que estes possam entrarem em serviço.

Afirmou que na celebração do contrato de concepção e exploração dos meios, ficam também assente as carreiras que devem efectuar.

Amadeu Campos adiantou que existem 109 rotas definidas e com os seus respectivos itinerários, priorizando as estradas com maior demanda, as centralidades e os corredores exclusivos para o transporte público.

Amadeu Campos informou que existe um projecto já aprovado para a criação de seis corredores exclusivos para os transportes públicos, que são o da Avenida 21 de Janeiro,  estrada da Samba, Avenida Pedro de Castro Van dúnem (Loy), de Cacuaco, Deolinda Rodrigues e Fidel Castro.    

Os autocarros, com capacidade para 90 passageiros, sendo 50 sentados e 40 em pé, vão funcionar com um sistema de bilhética electrónica e o seu monitoramento será feito a partir de uma gestão de base de dados.

Os meios possuem elevadores de acesso para os deficientes, permitindo que as cadeiras de rodas  possam entrar nos autocarros, de modo automático.

Os preços dos bilhetes serão praticados ao valor de 50 kwanza.

Leia também
  • 15/01/2020 13:13:55

    Comboio arrasta viatura na passagem de nível

    Luanda - Um automóvel de transporte de mercadoria foi arrastado na madrugada, de hoje quarta-feira, por um comboio de passageiro na passagem de nível ,vulgo Millennium, no município de Viana, em Luanda, quando desrespeitou a sinalização.

  • 07/01/2020 13:19:53

    Ravina condiciona circulação na EN-100

    Luanda - A circulação rodoviária na Estrada Nacional- 100 ,que liga Luanda ao Sul do país, está condicionada, devido à evolução de uma ravina, no distrito do Ramiro, causada pelas recentes chuvas caídas na capital.

  • 02/12/2019 15:05:47

    CFL denúncia furto de parafusos dos carris e travessas

    Luanda - Quatrocentos e 40 parafusos de pregação dos carris e das travessas da linha do caminho-de-ferro de Luanda (CFL) foram furtados, na última semana do mês de Novembro.