AKEDA quer investir 20 milhões de dólares na PAENAL

     Economia           
  • Luanda     Lunes, 28 Febrero De 2022    20h21  

Porto Amboim - A Associação de Desenvolvimento Económico Sul Coreano (AKEDA) anunciou hoje, no Porto Amboim, província do Cuanza Sul, um investimento de 20 milhões de dólares para o fabrico de barcos de apoio à indústria petrolífera.

Em declarações à imprensa, o Secretário-geral da AKEDA, Siwoo Chung, “ estamos vocacionados à produção de materiais de apoio à indústria petrolífera e pretendemos criar um projecto a médio ou longo prazo para implementar na PAENAL”.

“ Encontramos todas as condições necessárias no Porto Amboim Estaleiro Naval (PAENAL), e vamos, junto da Sonangol e do governo Angolano, desenhar um projecto para a sua implementação, numa primeira fase o fabrico de barcos de pequeno porte e depois de médio e grande porte estimado em Usd 20 milhões”, sublinhou.

O projecto prevê criar sete mil empregos.

Já o director do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol, Vladmir Machado, a ideia na PAENAL é agregar valores, visto que a mesma está vocacionada para a produção de plataforma offshore.

“ A relação entre a Sonangol e AKEDA será desenvolvido de modo conjunto, a ser discutido e definido”, disse.

 Acrescentou que “esta é uma oportunidade para a PAENAL ser usado para equipamentos FPSO (unidade flutuante de armazenamento e transferência) e o fabrico de barcos de apoio à indústria petrolífera”, rematou.

Confirmou que o passo a seguir será a realização de estudos de impacto técnico e económico e mediante a viabilidade será tomada a decisão da sua viabilização.

A PAENAL é um projecto criado em 2007 pela Sonangol e o grupo SBM offshore com a instalação de um estaleiro e formada inicialmente uma “joint venture”.  Em 2010 a DSME da Coreia do Sul juntou-se às referidas empresas.

 

Angop/Lc

 





+