Le MEP veut des actions axées sur l'augmentation des bien et services

     Économie           
  • Luanda     Vendredi, 26 Novembre De 2021    09h29  

Lubango (Angola ) - Le ministère de l'Économie et de la Planification entend, avec les résultats des études sur l'utilisation du dividende démographique en Angola réalisées en 2017, établir des mesures concrètes pour capitaliser l'augmentation de biens et services et améliorer l'indice de développement humain.

O dividendo demográfico é o benefício económico que resulta do aumento do rácio entre adultos em idade activa e dependentes jovens, criado pelo declínio rápido das taxas de natalidade e acompanhado de investimentos na educação, saúde e na criação de empregos.

O rápido crescimento da população, as altas taxas de fecundidade e altos níveis de dependência são alguns dos obstáculos para o desenvolvimento humano nacional, segundo o director nacional do gabinete para a política da população do ministério, Adriano Celso Borja.

Falando hoje, no Lubango, à margem de um workshop sobre apresentação das principais notas sobre o aproveitamento do dividendo demográfico, indicou que a elevada taxa de dependência constitui um desafio para o crescimento económico, dado aos altos custos para o Estado e para as famílias.

Para ele, não é possível gerar emprego para a população em idade activa, sem o crescimento económico, como tal terá de haver um esforço conjugado para que Angola possa abraçar as oportunidades e obter resultados na melhoria da renda per cápita.

Referiu que 66 porcento da população angolana tem menos de 25 anos e 48% tem idade inferior a 15 anos, o que significa que reduzir fecundidade, por enquanto não é o caminho certo.

Por outro lado, fez saber que com as políticas públicas em curso, o índice de desenvolvimento humano pode aumentar dos 0,403 da base de referência, para 0,82 até 2054, cenário que colocaria Angola no grupo de países de rendimento alto.

O responsável declarou que a partir dos investimentos nos programas estruturantes será possível equilibrar as taxas de fecundidade actualmente tidas como de altas.

Participaram no evento, autoridades governamentais, tradicionais, académicos, jornalistas, estudantes universitários e interessados.





+