Segunda, 25 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Tanzânia: BAD explora possibilidades de investimentos na indústria agro-alimentar


22 Outubro de 2018 | 12h23 - Actualizado em 22 Outubro de 2018 | 12h22

Logotipo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD)

Foto: Divulgação



Dar es Salaam - Uma equipa de peritos do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) encontra-se desde domingo no sul da Tanzânia para explorar as oportunidades de investimento na região, particularmente na indústria agro-alimentar.


Para além de se inteirar do funcionamento do aeroporto internacional de Songwe, a equipa visitou no domingo uma plantação de batata irlandesa estabelecida em parceria com o Corredor de crescimento agrícola meridional da Tanzânia (SAGCOT) e uma zona designada como futuro parque industrial em Inyala, na Região de Mbeya.

O governador regional de Mbeya, Albert Chalamila, disse que os peritos do BAD manifestaram interesse na ideia de apoiar os investimentos na agricultura para melhorar os padrões de vida dos agricultores.

"Esta visita é fruto das discussões entre o presidente tanzaniano John Magufuli e o presidente do BAD, que se reuniram recentemente no país", disse Chalamila.

"A visita dos especialistas do BAD dá-nos a esperança de que o banco vai desbloquear fundos que nos permitirão construir uma indústria de transformação das colheitas", acrescentou.

As autoridades regionais que trabalham com o SAGCOT já identificaram uma série de zonas destinadas à criação de parques industriais e ao cultivo de produtos prioritários na região de Mbeya, uma das seis zonas mais férteis do país, a par de Rukwa, Ruvuma, Iringa, Njombe e Morogoro.