Sexta, 27 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Morreu Benjamin Mkapa, antigo Presidente da Tanzânia


24 Julho de 2020 | 10h56 - Actualizado em 24 Julho de 2020 | 13h27

Bandeira da Tanzânia Foto: Divulgação

Dar-es-Salam - O antigo Presidente da Tanzânia, Benjamin Mkapa (1995-2005) morreu na noite de quinta-feira, em Dar-es-Salam, anunciou o actual chefe de Estado, John Magufuli, na televisão estatal.


 “Estamos de luto. O terceiro Presidente da Republica, Benjamin William Mkapa, morreu num hospital de Dar-es-Salaam”, disse John Magufuli, que decretou luto nacional de sete dias, que inicia nesta sexta-feira, com a bandeira em meia hasta.

Eleito Presidente da Tanzânia, em 1995, pelo partido Chama Cha Mapinduzi(CCM – Partido da Revoluçao), foi reeleito em 2000, com os seus dois mandatos a serem marcados pela continuação da liberalização da economia do país, iniciada pelo seu antecessor, Ali Hassan Mwinyi.

Mkapa nasceu em 1938 numa família pobre de Mtwara, Sudeste do país.

Depois de estudar letras na universidade de Makerere (Uganda), foi, de 1962 a 1976, chefe de redacção de vários jornais tanzanianos, para depois ser nomeado responsável pela imprensa da presidência de Julius Nyerere, primeiro Presidente da Tanzania.

Ocupou ainda as funções de ministros do Negócios estrangeiros, Embaixador nos Estados Unidos e ministros das Ciências do Ensino Superior, para depois ser eleito Presidente da República.

Depois dos dois mandatos, Mkapa mediou vários conflitos regionais, fazendo parte da equipa de Kofi Anan, com que trabalhou para dirimir o conflito no Burundi e no Quénia.