Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

PR nigerino lança primeira pedra de construção de nova fábrica de cimento


22 Outubro de 2020 | 14h31 - Actualizado em 22 Outubro de 2020 | 13h16

Mahamadou Issoufou - Presidente do Níger (Foto arquivo)

Foto: lucas neto



Niamey - O Presidente do Níger, Issoufou Mahamadou, lançou esta quarta-feira, em Kao, a 750 quilómetros a norte de Niamey, a primeira pedra de construção de uma nova fábrica de cimento, soube a PANA de fonte oficial em no local.


Orçado em 280 milhões de euros, o  empreendimento tem uma capacidade de produção de um milhão de toneladas por ano.

Segundo o ministro nigerino da Indústria, durante os primeiros cinco anos, serão criados 314 empregos permanentes por este projecto que gerará um valor acrescentado para a economia nacional, estimado em mais de 270 biliões de Francos CFA (cerca de quatro milhões de dólares americanos.

Por sua vez, o ministro da Indústria salientou também que a vantagem comparativa desta fábrica está principalmente relacionada com a disponibilidade local das matérias-primas utilizadas no processo de produção de cimento, designadamente calcário, carvão, gesso e laterita.

Esta fábrica contribuirá para o relançamento do sector da construção, das obras públicas, da luta contra a pobreza e do desenvolvimento dos recursos mineiros nacionais", disse.

Trata-se de um projecto liderado pela Kao Cement SA, sediada em Niamey, segundo o governante.

Fruto da "cooperação sul-sul", a fábrica de cimento de Kao é um projecto de empresários privados da Mauritânia e do Níger, detentores de 33 por cento das acções, acrescentou.

A unidade fabril, prosseguiu, será construída dentro de um prazo de 28 meses.