Domingo, 17 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Girabola2019/20: 1.º de Agosto goleia e reforça liderança


21 Outubro de 2019 | 00h52 - Actualizado em 21 Outubro de 2019 | 10h20

1.º de Agosto vence Caála (arquivo)

Foto: Rosário dos Santos



Luanda - O 1º de Agosto reforçou a liderança do Campeonato nacional de futebol da primeira divisão "Girabola2019/20", com 21 pontos, ao golear o Recreativo da Cáala, por 4-0, em jogo de acerto da sexta jornada, disputado hoje, no estádio 11 de Novembro, em Luanda.


Num desafio equilibrado na etapa inicial, os golos foram marcados por Nelson da Luz, aos 71 e 84 minutos, Paizo (73) e Melono (86).

Mesmo jogando em reduto alheio, aos sete minutos, Tchitchi, em posição privilegiada, não conseguiu violar a baliza do guarda-redes Tony Cabaça.

Decorridos 15 minutos, Mongo remata forte para uma defesa incompleta do guardião Kissi, do Recreativo da Cáala, e em seguida o seu colega de Nelson da Luz

obriga Kiss a uma outra defesa apertada, na sequência de um remate de fora da área.

Foi com esta toada ofensiva, mas com os “militares” bastante perdulários, que a partida chega ao intervalo, com o resultado em branco.

No reatamento, Paizinho entra em substituição do lesionado Maninho, o que fragilizou o sector recuado da Cáala.

Na sequência, Ibukun testa os reflexos do guarda-redes da formação do Huambo, aos 56 minutos. Da outra parte, Tchitchi procede da mesma forma, redobrando o esforço de Tony Cabaça.

Aos 60 minutos, Melono rende Mongo, no 1.º de Agosto, que passa a exercer maior pressão sobre a defensiva contrária, resultando daí o golo de Nelson da Luz, num remate de pé esquerdo, a finalizar uma jogada combinada.

Volvidos alguns minutos, Paizo amplia o resultado, também de remate rasteiro.

Gildo entra para o lugar de Joca, na Cáala, aos 68 minutos,  para dar mais ânimo ao conjunto, numa altura em que o atacante "militar" Mabululu falha uma soberana oportunidade de bater o guarda-redes contrário, mesmo numa posição vantajosa diante da baliza.             

O mesmo jogador foi substituído por Leonel, ao passo que do lado da Cáala Balakay cedeu o seu lugar a Kubakuba.

O 1º de Agosto chega ao 3-0  novamente com um golo apontado Nelson da Luz,  num remate do lado direito, deixando Kiss sem hipótese de defesa.

Com a equipa anfitriã a dominar o encontro na etapa derradeira, fruto da pressão sobre o adversário,  Melono fixou o resultado em 4-0, aos 86 minutos.

A partida foi dirigida pelo árbitro Hélder Martins, que aos 60 minutos anulou um golo da Cáala, por posição irregular de um dos seus jogadores. A decisão foi muito contestada por parte da equipa do Huambo.           

Com esta vitória o 1.º de Agosto mantém-se na liderança da prova com 21 pontos, seguido do Petro de Luanda com 17. O Recreativo da Cáala ocupa o nono lugar em 10 pontos.