Sexta, 04 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19 infecta primeiro desportista angolano


15 Setembro de 2020 | 15h49 - Actualizado em 21 Setembro de 2020 | 05h40

Desporto angolano registra primeiro caso de covid -19 Foto: Henri Celso

Luanda - O novo coronavírus já infectou directamente praticamentes de todas as principais modalidades desportivas no mundo, registando-se, sexta-feira, o primeiro caso de um atleta angolano, desde que a doença foi identificada na cidade de Wuhan (China), em Dezembro de 2019.


Trata-se do futebolista Nelson da Luz, que acusou positivo no teste à covid-19 feito à chegada a Portugal, onde assinou um contrato, por três épocas, com o Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol.

A retoma dos treinos no país ao nível dos federados, visando o arranque das competições nacionais, obrigará a postura rigorosa no que tange às orientações da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid – 19, sob risco de aumento de casos.

Testes, ao menos por três vezes à semana, limitação do número de desportistas e técnicos nos trabalhos, ausência de público nos estádios e distanciamento nos transportes das agremiações  figuram entre as medidas recomendadas.

Conforme comunicação do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, as modalidades federadas estão autorizadas a treinar, a partir de sábado, mediante as previstas medidas de segurança, após paralisação geral em Março último.

Se no seio de atletas angolanos regista-se o primeiro caso oficial de infecção, já no mundo os números multiplicam-se entre jogadores, treinadores e dirigentes, depois do arranque das competições locais e internacionais.

Neymar, Di María e Kylian Mbappé, atacantes do PSG, figuram entre os atletas de destaque  cujo teste à covid – 19 acusou positivo.

No entanto, a lista é enorme numa contagem iniciada desde Março último, dos quais vários  estão já recuperados.

Ao nível do futebol, por exemplo, figuram ainda Blaise Matuidi  e Paulo Dybala (Juventus de Itália);  o atacante Daniel Maldini e Paolo Maldini – director (AC Milan).

Na Liga norte-americana de basquetebol (NBA) passam ou passaram pela mesma situação Kevin Durant, do Brooklyn Nets, bicampeão da liga e MVP'2014 (jogador mais valioso); Rudy Gobert e Donovan Mitchell (Utah Jazz) e Marcus Sma (Boston Celtics).