Quarta, 25 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Comissão desmente casos positivos no Sagrada


29 Outubro de 2020 | 13h27 - Actualizado em 29 Outubro de 2020 | 20h49

plantel do Sagrada Esperança (arquivo) Foto: Pedro Parente

Dundo - A Comissão Multissetorial de Resposta à Covid-19 na Lunda Norte desmentiu, nesta quinta-feira, informações sobre casos positivos no plantel da equipa de futebol do Sagrada Esperança.


Em declarações à imprensa, a porta-voz da comissão, Filomena Simão, esclareceu que os jogadores do conjunto foram submetidos a testes rápidos e as amostras dos resultados reactivos serão enviadas, nos próximos dias, a Luanda para a testagem molecular.

“Não há nenhum caso positivo confirmado no plantel do Sagrada Esperança. Há casos reactivos cujas amostras foram recolhidas para os testes laboratoriais em Luanda”, reiterou.

Apelou calma à população ao cumprimento das medidas de prevenção para conter a propagação do vírus na província.  

Em relação ao segundo caso positivo anunciado na quarta-feira, informou tratar-se de importado de Luanda.

Tratar-se, adiantou, de um paciente assintomático, do sexo masculino, com mais de 20 anos de idade, que está no bairro Satxindongo, município de Chitato.

O individuo em causa, de acordo com a responsável, se encontro no município há mais de um mês em serviço, proveniente de Luanda.

Informou que uma equipa médica começou a fazer a avaliação do quadro epidemiológico do paciente para se definir se será assistido em sua residência ou no Hospital de Campanha do Dundo.

Ainda hoje, deu-se ao inicio do rastreio dos seus contactos para serem submetidos a testes nos próximos dias.

Descartou, a princípio, a imposição de cerca sanitária no referido bairro, porque não ter sido ainda concluído o rastreio dos contactos do pacientes e a testagem.

A província da Lunda Norte tem dois casos positivos confirmados, um dos quais já recuperado. Tem 71 cidadãos em quarentena domiciliar.