Domingo, 24 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Canal de irrigação beneficia mais de dois mil agricultores


23 Setembro de 2019 | 19h34 - Actualizado em 23 Setembro de 2019 | 20h01

Caluquembe - A reabilitação do canal de irrigação da comuna de Vila Branca, no município de Caluquembe (Huíla), permite, actualmente, irrigar um perímetro de 400 hectares, em benefício de sete associações de camponeses, que congregam 2 mil e 500 agricultores.


O canal, paralisado desde a década de 70, tem um percurso de 14 quilómetros.  A primeira fase dos trabalhos de reabilitação terminou há uma semana.

As obras de reabilitação duraram dois meses e foram financiadas pelo Ministério da Agricultura e Florestas, informou hoje (23) à Angop o director municipal do sector, Eliseu José.

O responsável referiu que estão a trabalhar no loteamento de terras, para que cada agricultor tenha um ou dois hectares irrigados e equilibrar a produção.

De acordo com Eliseu José, estão a reabilitar o segundo canal do perímetro, que daqui há dois meses vai permitir irrigar mais mil e 400 hectares.

O perímetro, acrescentou, tem um total de mil e 800 hectares para regadio.

Eliseu José considerou o município do Caluquembe como um dos mais fortes em termos de produção de milho e de feijão, pelo que merece uma atenção especial.