Terça, 26 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Produtores orgânicos trabalham para controlar pragas agrícolas


27 Setembro de 2019 | 18h10 - Actualizado em 27 Setembro de 2019 | 18h09

Luanda - A Associação dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos de Angola (APOAA) trabalha com fertilizantes botânicos e adubos orgânicos para controlar as pragas que afectam a produção agrícola, disse hoje, (sexta-feira) a presidente da agremiação Rosa Pacavira.


A responsável, que falava no acto de apresentação da Associação dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos de Angola (APOAA),  disse que a aggremiação encontra-se a trabalhar com 50 associados, usando adubos orgânicos e fertilizantes botânicos  para acabar com as pragas que afectam a produção.

Afirmou que a agremiação tem realizado “Quitandas agrícolas” com regularidade com o objectivo de prover as produções nacional que  envolve 157 pessoas na  embalagem de produtos.

Na agroecologia a preparação do solo para o plantio ocorre sem o uso de substâncias químicas agressoras do solo e do meio ambiente e os produtos são vendidos e consumidos próximos às áreas produtoras, chegando mais frescos ao consumidor e ocorre com menor uso de meios de transporte e gastos com armazenagem.

O principal objetivo da agroecologia é a valorização e capacitação dos trabalhadores do campo, melhorando assim as condições de trabalho e a satisfação dos trabalhadores.

A associação chefiada por Rosa Pacavira tem na vice-presidência o engenheiro agrónomo Marques Zambo.

A responsável fez saber que a APOAA junta indivíduos de várias nacionalidades.