Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

PIIM financia 18 projectos sociais no Muconda


15 Julho de 2020 | 15h10 - Actualizado em 15 Julho de 2020 | 15h09

Lunda-Sul: Vista parcial de Muconda Foto: Lino Guimarães

Muconda - Dezoito projectos de impacto social, incluídos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão a ser implementados, desde Maio deste ano, no município do Muconda, província da Lunda Sul.


Avaliados em mais de dois mil milhões de kwanzas, das empreitadas constam a construção de três escolas de sete salas de aula e duas de 12 salas, do edifício das repartições públicas, de quatro residências germinadas do tipo T3 para professores e enfermeiros, entre outros, nas comunas de Muconda (sede), Muriege, Cassai-Sul e Chiluange.

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, o administrador adjunto para os serviços técnicos e infra-estruturas, Martinho Cambuenho, referiu que as autoridades pretendem, com esta primazia, melhorar a actual situação dos diferentes sectores, que se encontra  muito aquém do desejado, tendo em conta a sua importância no bem-estar dos cidadãos.

Anunciou ainda, para o presente ano, a construção de um edifício para as autarquias, sistemas de abastecimento de água, expansão da rede eléctrica, reabilitação de infra-estruturas da saúde e aquisição de kits para o saneamento básico.

Salientou que a execução destas obras, no âmbito do PIIM, vai contribuir para minimizar a carência de vários serviços sociais com que se debate a população local.

O município do Muconda, localizado a 190 quilómetros de Saurimo, possui 36 mil e 585 habitantes, distribuídos em 11 regedorias, 18 bairros, 12 povoações e 28 aldeias.

É constituído por quatro comunas, designadamente Muconda, Cassai Sul, Muriege e Chiluange.