Sexta, 15 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Governante entrega aves para fomento da avicultura


07 Agosto de 2020 | 16h22 - Actualizado em 07 Agosto de 2020 | 17h29

Luanda - Quatrocentas aves, de um total de mil para criação e fomento da avicultura, foram entregues hoje, sexta-feira, a cinco famílias rurais na localidade de Nzenza do Golungo, comuna de Cassoneca, município de Icolo e Bengo, pela governadora de Luanda, Joana Lina.


Por cada família foram entregues 40 pintos, com vista a sua criação e geração de renda económica e financeira no seio delas, visando, igualmente, a produção de alimentos em especial, carne e ovos.

Falando à Angop à margem da visita da governadora Joana Lina, o director municipal da Agricultura e Pesca, João Domingos, disse que a actividade avícola tem um papel de destaque no seio das famílias rurais e camponesas, sendo fundamental para o combate à fome e à pobreza.

“Entre as espécies criadas na avicultura destaca-se o frango e em muito menor escala, no Icolo e Bengo, também existe a criação de aves como perus, patos, gansos, codornizes e avestruzes”, ressaltou.

Segundo o responsável, para garantir o reforço da segurança alimentar no país, o Executivo continua a gizar programas que asseguram a produção de sementes, hortícolas e a distribuição de imputs agrícolas para aumentar a produtividade no seio familiar e no sector empresarial.

Durante a visita no Icolo e Bengo, a governadora procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção de uma escola com 12 salas de aulas, na sede da comuna de Cassoneca.

Visitou ainda duas escolas, em construção e concluídas no Nzenza do Golungo (Cassoneca), Kaculo Kahango e KM-36, no distrito de Bela Vista, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

O município de Icolo e Bengo, que dista 60 quilómetros a leste da cidade capital, Luanda, possui uma densidade populacional de 92 mil habitantes que se dedicam maioritariamente a actividade agrícola e piscatória.