Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Mercado 5 de Abril arrecada mais de Akz seis milhões em dois meses


01 Setembro de 2020 | 16h47 - Actualizado em 01 Setembro de 2020 | 17h44

Namibe: Mercado 5 de Abril, município de Moçâmedes, província do Namibe Foto: Frederico Herculano

Moçamedes - O mercado informal do bairro 5 de Abril, na comuna do Forte Santa Rita, município de Moçamedes, arrecadou, de Junho a Julho do ano em curso, seis milhões e 400 kwanzas para os cofres do Estado, através de taxas pagas pelos vendedores de diversos produtos.


Em declarações hoje, terça-feira, à Angop, o administrador municipal-adjunto para área Económica  e Financeira, Humberto António Mutjete, salientou que, com a reestruturação da gestão do mercado em Junho deste ano, foi possível melhorar a arrecadação de receitas, com um valor semanal de 800 mil kwanzas, contra os Akz 250 mil anteriores.

Segundo o responsável, a arrecadação deste valor permitiu proceder ao pagamento dos salários de cinco meses em atraso dos 46 fiscais do mercado, que diariamente fazem a cobrança aos vendedores de diferentes produtos.

Por outro lado, Humberto António Mutjete lembrou que, devido ao cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19, o mercado está aberto apenas três vezes por semana, facto que provocou a redução das receitas, comprometendo assim os salários dos fiscais.

Salientou que a administração municipal está a criar condições, numa área adjacente, para o aumento do número de bancadas que passam de mil e 500 a duas mil, para venda de produtos hortícolas, electrodomésticos e bens alimentares, entre outros.