Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Administração do Balombo vai relançar agricultura familiar


08 Setembro de 2020 | 16h43 - Actualizado em 08 Setembro de 2020 | 16h43

Campo agrícola Foto: Morais Silva

Benguela - A administração municipal do Balombo vai, doravante, expandir a agricultura familiar de pequena escala, visando atingir níveis mais altos, apoiando-se no rico potencial hídrico existente na circunscrição, afirmou hoje, segunda-feira, a sua nova titular, Lúcia Chilapa Moisés, após a tomada de posse.


Segundo a responsável, o município do Balombo é rico em caudais hídricos, por isso, será prioritário aproveitar estas potencialidades de modo a promover a agricultura familiar, apoiando-se os agricultores com imputs agrícolas.

Por outro lado, adiantou que vão trabalhar na melhoria do sistema de saúde, do saneamento básico, do fornecimento de energia e água, expandindo os serviços para todas as comunidades, bem como trabalhar no programa de combate a fome e a pobreza, seleccionando grupos alvos, principalmente os mais vulneráveis.

Acrescentou que os ex-militares vão igualmente merecer a sua atenção, no quadro das políticas que visam a promoção e fomento do empreenderorismo e empoderamento da mulher.  

O Gabinete Provincial de infra-estruturas, segundo Adilson Dellany Martins, o novo timoneiro, está repartido em dois departamentos, mormente energia e águas, urbanismo e o de construção, por isso, vai olhar para as prioridades já identificadas (sem as mencionar), no sentido de dar vazão.

Já Irmã Mendes, que assume a pasta de directora do Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial de Benguela, afirmou que a reposição do Prémio Provincial de Jornalismo consta da sua agenda de prioridades.

Na cerimónia, foram ainda empossados Ricardo Agostinho Fernando Catumbela e Roberto Falecha Maria Lima, na qualidade de administradores adjuntos do Balombo para área técnica, infraestruras e serviços comunitários e para a esfera económica e financeira, respectivamente, os quais juraram cumprir e fazer cumprir a Constituição e a lei.