Terça, 24 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Inapem capacita cooperativas


20 Outubro de 2020 | 14h18 - Actualizado em 20 Outubro de 2020 | 14h17

Luanda - Cento e 50 cooperativas de todo país beneficiam, ainda esta semana, de uma formação para fortalecimento e melhoria das suas estruturas legais, capacitação nos ramos agrário, pescas, transporte e comércio, anunciou esta terça-feira, em Luanda, o responsável do Inapem, Arnito Agostinho.


O objectivo é aumentar a competitividade das cooperativas no mercado, através do reforço da sua estrutura empresarial, segundo o dirigente, que falava no “briefing bissemanal” do Ministério da Economia e Planeamento, destinado ao balanço das acções de financiamento no âmbito do Prodesi.

Informou que o reforço será feito por meio da formação e assistência técnica e da promoção de vínculos entre cooperativas qualificadas e oportunidades de negócios com empresas e clientes finais.

O Inapem vai trabalhar na elaboração de regulamentos, estatutos e no reforço da estrutura das cooperativas para melhorar a capacidade de gestão, acesso a financiamento, aos mercados, a informações de mercado, equipamentos e instalações, bem como a serviços e “know-how”.

Pretende-se também reduzir as restrições enfrentadas pelo sector cooperativo, melhorar a produção local de bens e serviços para a economia e o mercado (aumentando a segurança alimentar), diminuir importações e promover as exportações.

Por outro, fez saber que a primeira fase do processo de formação em TLS (teoria das restrições), orientada para os 167 mentores seleccionados pelo Inapem e 195 gestores de 60 empresas, termina ainda esta semana.

As formações do Inapem são maioritariamente promovidas por via da plataforma "Nosso Saber", um produto 100% angolano criado em 2020, com o objectivo de inovar, melhorar, ampliar e aprimorar as competências das micro, pequenas e médias empresas angolanas.

O sistema de aprendizagem apresentado permite a transmissão eficiente de conteúdos, sobretudo o envolvimento interactivo do formando.