Quarta, 02 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Camponeses da Chiteva recebem gado caprino


26 Outubro de 2020 | 19h13 - Actualizado em 26 Outubro de 2020 | 19h13

Mungo - Cem cabeças de gado caprino foram distribuídas, esta segunda-feira, a 575 famílias camponesas do sector da Chiteva, município do Mungo (Huambo), pelo Governo local, no quadro das estratégias de repovoamento animal nas comunidades rurais.


A distribuição dos animais está inserido no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

Por apresentar maior índice de pobreza multidimensional, entre os 11 do planalto central, o Governo da província do Huambo está a direccionar parte das acções a este município, tendo em conta a promoção do crescimento, de forma equilibrada.

Além dos cabritos, as 575 famílias deste sector beneficiaram ainda de mil e 500 plantas de limoeiros e 500 laranjeiras, com vista a incentivar a produção de citrinos nesta localidade.

Na ocasião, o coordenador municipal deste programa, João Bastos, referiu tratar-se de uma estratégia que visa incentivar as famílias camponesas a apostar na produção agro-pecuária, para a melhoria do bem-estar comum, no quadro do programa de combate à pobreza nas comunidades.

De acordo com o responsável, as famílias contempladas terão a missão de cuidar dos cabritos e, quando gerarem, distribuírem a outros membros da comunidade, no quadro das políticas de repovoamento animal, com realce para o gado caprino.

Em nome dos habitantes locais, o soba Albno Samuhongo enalteceu a estratégia do Governo que vai contribuir para a melhoria do bem-estar da população local e, por conseguinte, promover o desenvolvimento da localidade.

Vivem no município do Mungo, cuja sede está localizada 130 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, 129 mil e 557 habitantes, maioritariamente camponeses, que fazem da cultura do milho, feijão, soja, batata, ananás e hortícolas diversas, a principal fonte de sustento.