Sexta, 04 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Huíla recebe cem toneladas de sementes de milho para campanha


28 Outubro de 2020 | 21h34 - Actualizado em 28 Outubro de 2020 | 21h34

Chibia - Pelo menos cem toneladas de semente de milho estão disponíveis para primeira fase da Campanha Agrícola 2020/2021, que estão a ser distribuídas em mais de 200 mil famílias, pelo gabinete provincial da Agricultura e organizações sem fins lucrativos, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).


A informação foi avançada à Angop esta quarta-feira, na Chibia, pelo chefe do departamento do IDA na Huíla, Francisco Macedo, à margem do Dia de Campo da empresa Jardins da Yoba, declarando que comparativamente a campanha anterior, a Huíla recebeu menos 465 toneladas da semente.

O gestor afirmou que recepcionaram igualmente três toneladas de sementes de feijão e 40 litros de pesticida para tratamento dos campos, na presença de pragas.

“Recebemos também 910 toneladas de adubo, das quais 550 toneladas de LPK, 180 de ureia e 180 de amónio, contra as mais de mil do igual período anterior, quantidades insuficientes, mas estamos convencidos que este quadro vai mudar para podermos  apoiar de forma efectiva os camponeses”, disse.

Francisco Macedo realçou que os inputs já estão a ser distribuídos desde a abertura da campanha agrícola, a 23 de Outubro em todos os municípios, pelos técnicos locais envolvidos no processo de entrega.

Alertou que a recepção dos insumos está na responsabilidade dos governos provinciais e consequentemente das administrações municipais, sendo o IDA, a instituição que vai fazer o acompanhamento do processo.

Para a presente campanha agrícola estão disponíveis 605 mil e 304 hectares preparados, nos 14 municípios da província da Huíla, que vai envolver mais de 300 mil famílias, cuja previsão de colheita é de 508 mil e 157 toneladas de produtos diversos.