Quarta, 02 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

MOSAP II apoia 7 mil famílias na campanha agrícola 2020/21


26 Outubro de 2020 | 13h55 - Actualizado em 26 Outubro de 2020 | 13h55

Malanje- Quatrocentos milhões 516 mil kwanzas é o valor que o Projecto MOSAP II dispõe para apoiar 7 mil famílias camponesas em Malanje, na presente campanha agrícola, representando um aumento de mais de 5 mil agregados.


Segundo o coordenador do MOSAP II em Malanje, Paulo Sozinho, os apoios vão abranger famílias dos 14 municípios inseridas em escolas de campo.

A fonte precisou que os montantes, que representam um acréscimo de mais de 200 milhões de kwanzas comparativamente ao disponibilizado na campanha agrícola transacta, serão empregues na execução de 202 subprojectos voltados à produção, multiplicação de sementes de feijão, batata-rena e de estacas melhoradas de mandioca.

A par disso, acrescentou que as famílias vão ainda beneficiar de mil 705 hectares preparados, 20 por cento dos quais a serem financiados com recursos das caixas comunitárias de agricultores, enquanto os restantes 80 por cento vão ser custeados pelo MOSAP II, tendo já sido preparados mil hectares.

Em termos de insumos agrícolas, o projecto vai financiar 80 toneladas de semente de batata-rena, 57 de feijão, 15 de milho, 180 toneladas de fertilizantes, 3 milhões e 520 mil estacas melhoradas de mandioca.

As famílias camponesas envolvidas na campanha vão cultivar 320 hectares de milho, 40 de batata-rena, mil e 330 de feijão e igual número de mandioca.

Paulo Sozinho disse que a perspectiva é a colheita de 19 mil toneladas de produtos diversos, com enfoque para 7 mil de mandioca.

Com vista a evitar perdas pós-colheita e aumentar a rentabilidade dos camponeses, o responsável fez saber que o projecto apoiará a construção de 10 armazéns para conservação e processamento de produtos do campo nos municípios de Malanje, Candandala, Caculama, Cacuso e Calandula.

Pretende-se ainda a criação de 53 novas caixas comunitárias de agricultores, juntando-se as 15 já existentes, de modo a conferir mais autonomia aos camponeses.

A MOSAP II, em colaboração com a ADRA Antena-Malanje, levam a cabo o processo de legalização de cooperativas agrícolas, tendo já sido validadas 15 cooperativas, prevendo-se mais 50 nos próximos tempos, com vista a fortalecer as organizações e elevar os níveis de produção.

O projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II) substitui o MOSAP I, criado na perspectiva de melhorar a segurança alimentar e reduzir a pobreza no meio rural.

Controla, actualmente, 622 escolas de campo na província, onde estão inseridas mais de 24 mil famílias.

Além de Malanje, o Mosap II está implantado nas províncias do Huambo e Bié.