Segunda, 25 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Instituto Superior Politécnico abre portas em 2020


18 Julho de 2019 | 15h05 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 14h35

Caxito - O Instituto Superior Politécnico do Bengo abre as portas ao público no ano académico 2020, afirmou, esta quinta-feira, em Caxito, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Faustino Neto.


Com 34 salas de aulas, 14 laboratórios e capacidade para albergar 3.030 estudantes em dois turnos, a instituição vai congregar três áreas do saber: educação, saúde e engenharias, sendo que, nesta última, serão encaixadas as ciências agrárias.

A infra-estrutura, que começou por ser erguida em 2008 como centro de acolhecimento para crianças vulneráveis, do Ministério da Assistência e Reinserção Social, mas agora trnasformada em instituição de ensino, está avaliada em 2.672.465.749,80 kwanzas. A obra apresenta uma execução financeira de 100 por cento e física de 86.

Faustino Neto, que prestou esta informação depois de uma visita de constatação,  explicou que o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação está a fazer o possível para que seja apetrechado.

Por sua vez, a governadora do Bengo, Mara Quiosa, disse que a inclusão das engenharias agrárias na lista de cursos a serem ministrados constitui um valor acrescentado para a província, que é predominantemente agrícola.

Frisou que a entrada em funcionamento do instituto dará resposta a uma das grandes solicitações da juventude do Bengo e vai colmatar a demanda no acesso ao ensino superior.

A província do Bengo conta com duas instituiçõs do ensino superior, nomeadamente a Escola Superior Pedagógica e o Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA).