Segunda, 18 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Solicitada investigação sobre desistência de alunos no kilamba Kiaxi


27 Fevereiro de 2020 | 23h39 - Actualizado em 28 Fevereiro de 2020 | 10h42

Alunos da escola de uma escola primária e secundária.(Arquivo).

Foto: José Honório



Luanda - O responsável do Gabinete Provincial da Educação, Orlando Ludoloke, solicitou a investigação das causas do elevado número de alunos que desistem da escola no município do Kilamba Kiaxi, principalmente, no Distrito Urbano do Golfe.


De acordo com Orlando Ludoloke, a situação é preocupante porque muitos alunos desistem sem terminar o ensino primário.

Disse ser inquietante saber que no Golfe, dos cerca de 25 mil alunos matriculados no ano lectivo passado, mais de 5 mil desistiram, sobretudo no ensino primário.

Para o responsável algo se esta a passar que leva as crianças a desistirem sem se quer estarem letradas.

Pediu à Comissão Cientifica da Direcção Municipal da Educação para averiguar esta situação que abrange também outros níveis de ensino e distritos.

"No início do ano lectivo vimos o fluxo de pais que nos procuraram, então não é possível que as crianças desistam deliberadamente mal inicia o ano lectivo", disse.  

 Orlando Ludoloke chamou  a atenção da direcção municipal em relação  aos manuais que estão a ser distribuídos e que devem ser conservados para outros alunos.

Disse que nos municípios em que a direcção provincial de educação passou o número de manuais solicitado corresponde ao número de alunos matriculados.

Pediu aos docentes que consultem as normas de funcionamento do sector para mais orientações  e recomendações em relação a gestão escolar e supervisão.