Quarta, 20 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Lunda Norte ganha 48 novas salas de aula em Novembro


02 Novembro de 2020 | 18h07 - Actualizado em 03 Novembro de 2020 | 11h56

Dundo - Seis escolas de quatro, seis e 16 salas de aula, perfazendo um total de 48 salas, serão inauguradas durante o mês de Novembro na província da Lunda Norte, no âmbito das comemorações do 45.º aniversário da Independência Nacional.


As escolas serão inauguradas nos municípios de Chitato, Cuilo e Lucapa e permitirão a absorção de mais de mil alunos nos ensinos primário e secundário, avançou hoje, segunda-feira, o director do Gabinete de Construção e Infra-Estrutura, Noé Chipoia.

O responsável disse que as referidas unidades escolares receberão os primeiros alunos no próximo ano lectivo e foram construídas no âmbito do Programa de Investimento Público e de Financiamento dos Eurobond's.

A província da Lunda Norte matriculou, no presente ano lectivo, 2.699 alunos em todos os subsistemas de ensino, distribuídos em 178 escolas, um total de 1.718 salas de aula, assegurados por mais de dois mil professores.

Ainda no âmbito das comemorações do 45.º aniversário da Independência, serão inaugurados cinco sistemas de captação e distribuição de água potável, dois postos de saúde, 12 residências sociais, construídas no âmbito dos 200 fogos habitacionais e um sistema de iluminação pública nos municípios de Chitato, Lóvua e Cambulo.

Noé Chipoia afirmou que as infra-estruturas já estão concluídas e estão, actualmente, a ser apetrechadas para entrar em funcionamento pleno.