Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Escola Especial do Zaire afina medidas de biossegurança


02 Outubro de 2020 | 13h38 - Actualizado em 02 Outubro de 2020 | 13h38

Mbanza Kongo - Meios como luvas, máscaras, álcool em gel e pontos de água estão disponíveis na Escola de Ensino Especial, em Mbanza Kongo, província do Zaire, para o reinício das aulas na próxima segunda-feira (dia 5).


A instituição, a única do género na província, readaptou também as salas de aula de modo a garantir o distanciamento social, com a divisão das turmas em três séries, com as aulas a decorrerem em dias alternados.

De acordo com o director da escola, Pedro Cordeiro, a mesma conta com seis torneiras públicas para a higienização das mãos com água e sabão e adquiriu cinco litros de álcool em gel, sabão azul, 11 litros de lixívia, três caixas de luvas e máscaras descartáveis para professores.

Explicou à Angop que a aquisição destes meios contou com o apoio da Administração Municipal de Mbanza Kongo, para além da comparticipação que tem sido feita pelos encarregados de educação dos alunos deste estabelecimento de ensino primário.

Pedro Cordeiro informou que, dos mil e 204 alunos matriculados no presente ano lectivo, 81 são portadores de deficiências auditivas, físicas e psicomotoras e de surdez, dos quais sete são finalistas do ensino primário.

As turmas compostas por 70 alunos do regime normal, segundo ainda a fonte, são as únicas que deverão sofrer uma readaptação para se assegurar o distanciamento físico.

Recordou que o horário escolar também foi reajustado, prevendo-se aulas no período das 7 horas às 10 horas; das 10h30 às 12 horas; e assim sucessivamente.

 Aberta em 2012, a Escola de Ensino Especial tem 25 professores e atende alunos com idades entre os seis e os 35 anos. A instituição conta com 10 salas de aulas,

Localiza-se no bairro 11 de Novembro e surgiu no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento da educação especial para responder às necessidades dos cidadãos que precisam de mais atenção no processo de ensino e aprendizagem.