Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Professores aprendem técnicas de biossegurança


23 Outubro de 2020 | 23h17 - Actualizado em 26 Outubro de 2020 | 14h14

Ilustração da COVID-19 Foto: Divulgação

Ucuma - Noventa e oito professores dos ensinos primário e secundário do município do Ucuma (Huambo) foram capacitados esta sexta-feira sobre técnicas de biossegurança a serem aplicadas nas escolas, para evitar a propagação da Covid-19.


Na acção formativa, na qual participaram professores das três comunas da municipalidade de Cacoma, Mundundu e Sede, foram aprimorados os conhecimentos sobre o uso correcto das máscaras faciais, lavagem das mãos, ventilação das salas de aula, distanciamento físico, entre outras medidas que concorrem para a prevenção contra a pandemia.

Na ocasião, o director local da Educação, Abel Machado, disse tratar-se de uma iniciativa promovida em parceria com as autoridades sanitárias e teve como lema “ Alunos e professores com o nariz dentro da máscara”.

“Com esta formação, pretendemos evitar a proliferação de casos da Covid-19 nas escolas, para que os alunos e professores encontrem a segurança adequada para o êxito do processo docente/educativo”, asseverou.

O sector da Educação do município do Ucuma, um dos 11 da província do Huambo, tem matriculados 27 mil e 133 alunos em todos os subsistemas de ensino, assegurados por um universo de 800 professores.

No entanto, ainda hoje, o Governo angolano anunciou o adiamento do retorno às aulas no ensino primário, ao contrário de outros níveis de ensino.

As aulas para as classes de transição (6.ª, 9.ª, 12.ª e 13.ª classes), bem como de todo o sistema universitário, reiniciaram-se no dia 5 deste mês, enquanto, para as classes da 7ª, 8ª, 10ª e 11ª, recomeçaram no dia 19 igualmente do corrente mês.

Segundo o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que falava em conferência de imprensa, o adiamento do retorno às aulas dos alunos do ensino primário deve-se ao aumento dos casos positivos de Covid-19 no país.