Terça, 24 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Chinguar ganha Escola Profissional Feminina


29 Outubro de 2020 | 14h50 - Actualizado em 29 Outubro de 2020 | 15h54

Chinguar - O município do Chinguar, situado a 75 quilómetros a Oeste do Cuito (Bié), conta, a partir desta quinta-feira, com uma nova Escola Profissional Feminina.


A construção durou mais de um ano e orçou em 37 milhões de Kwanzas. Esteve a cargo do Governo Provincial, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLC).

Numa primeira fase, esta primeira instituição do género na cirscunscrição conta com cursos de informática, corte-costura, pastelaria e decoração. Foram abertas já as inscrições para 80 candidatas.

O director de Comunicação Institucional e Imprensa da Administração do Chinguar, Alberto Sapalo, disse à ANGOP que os cursos terão a duração de três meses. As autoridades estudam a possibilidade de, a curto prazo, se introduzirem mais especialidades.

O Governo da província do Bié conta, ainda, com o apoio do Instituto Nacional do Emrpego e Formação Profissional (INEFOP).

No presente ano, o INEFOP está a formar 900 jovens, em diversos cursos, mais 100 em relação ao ano passado.

Na provincia do Bié, o INEFOP possui cinco unidades formativas (Centros de Artes e Ofícios e unidades móveis), distribuídos pelos municípios do Cuito, Camacupa, Andulo, Nhârea e Chinguar.

Nos referidos centros são ministrados os cursos de alvenaria, bate-chapa auto, canalização, carpintaria, corte e costura, culinária, pastelaria, decoração, electricidade de baixa tensão, electrónica, informática, mecânica-auto, pintura auto e serralharia.