Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Trump anuncia nova cimeira com líder norte-coreano no final do mês, no Vietname


06 Fevereiro de 2019 | 05h16 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 09h00

Arte das Fotos dos Presidentes da Coreia do Norte, Kim Jong-un e dos EUA Donald Trump Foto: Arte Osvaldo Pedro

Washington - O Presidente dos Estados Unidos anunciou, na terça-feira, que vai reunir-se, a 27 e 28 de fevereiro, no Vietname, com o líder da Coreia do Norte, Kim Jung-un.



"Como parte de nossa ousada diplomacia, estamos a dar continuidade ao nosso esforço histórico pela paz na península coreana", disse Donald Trump, no discurso do Estado da União, proferido perante o Congresso norte-americano, antes de anunciar a data e o local da segunda cimeira com Kim Jong-un.

Singapura foi o local da primeira cimeira entre Trump e Jong-un, em 12 de junho passado.

Na histórica cimeira de Singapura o líder norte-coreano prometeu trabalhar para uma "desnuclearização completa da península coreana", insistindo no fim das sanções económicas impostas ao regime por vários países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos.

Trump garantiu que as sanções vão continuar em vigor, enquanto Pyongyang não avançar no processo de desnuclearização.

Por outro lado, a Coreia do Norte pediu a assinatura de um tratado de paz com a Coreia do Sul, para ajudar a garantir a sua sobrevivência.

A Guerra da Coreia (1950-53) terminou com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz entre Pyongyang e Seul, o que deixou os dois países tecnicamente em guerra.