Quarta, 25 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Tropas da Rússia e Turquia iniciam patrulhamento conjunto na Síria


01 Novembro de 2019 | 15h25 - Actualizado em 01 Novembro de 2019 | 15h25

Bandeira da síria Foto: Foto divulgação

Damasco - A Polícia Militar da Rússia enviou pela primeira vez uma equipa para patrulhamento conjunto com a Turquia no norte da Síria, segundo a Sputnik.


"O primeiro patrulhamento russo-turco com subunidades terrestres e apoio aéreo está a ser realizado [...] no nordeste da Síria, conforme o acordo entre os presidentes de ambos os países firmado em Sochi no dia 22 de Outubro", informam os militares turcos na sua página no Twitter.

Um comboio de cinco veículos russos e quatro veículos turcos deixou a cidade de Darbasiyah ao meio-dia. O comprimento do percurso é de 110 quilómetros e a velocidade será de 40 a 60 km/h.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, aproximadamente 300 soldados e 20 veículos blindados russos foram deslocados para o nordeste da Síria. Os veículos blindados russos incluem GAZ Tigr e Typhoon, além de BTR-82.

Anteriormente, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acordaram que a Polícia Militar russa e os guardas fronteiriços da Síria facilitariam a retirada dos militantes curdos da região de fronteira entre a Síria e Turquia em até 150 horas, bem como a realização de patrulhamentos conjuntos da Rússia e Turquia.

No dia 9 de Outubro, a Turquia lançou uma operação militar no nordeste da Síria contra os militantes curdos e do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) na região fronteiriça da Síria.