Sexta, 04 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

África do Sul e Angola reforçam cooperação cultural


29 Novembro de 2019 | 03h59 - Actualizado em 29 Novembro de 2019 | 10h03

FANNIE MFANA PHAKOLA, EMBAIXADOR DA ÁFRICA DO SUL EM ANGOLA Foto: Angop

Luanda - O embaixador da África do Sul em Angola, Fannie Phakola assegurou, em Luanda que vão reforçar á cooperação cultural entre os dois países em função da existência de boas relações diplomáticas.


 O referido pronunciamento foi feito durante á abertura do 25º aniversário da democracia instalada na África do Sul que se comemorou nesta quinta feira.

O diplomata realçou que o governo sul-africano continua a contribuir para implantação da carta da União Africana para agenda do renascimento deste continente em 2063 e apelou que o referido projecto se una na diversidade cultural.

Por sua vez o secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão considerou esse momento como um exemplo de vitalidade e consolidação das relações culturais entre os dois países.


Fez saber que em 2020 o país,durante as festividades do 26º aniversário da implementação da democracia na África do Sul vai participar com o seu grande potencial cultural. 

A semana cultural sul-africana decorre de 28 de Novembro a 6 de Dezembro e neste período vão apresentar a sua gastronomia, dança deste país e contará com a presença da cantora Ivone Chaka Chaka, entre outros compositores.

O evento faz menção ainda  da vida e obra de Nelson Mandela, bem como colóquios sobre  o “ Património de resistência e libertação da África do Sul e Angola, importância da batalha do Cuito Cuanavale”  “exposição de artesanato e artes plásticas e  projecção de filmes”.