Corte Real defende conjugação de esforços no resgate das tradições
09 Julho de 2019 | 13h16 - Actualizado em 09 Julho de 2019 | 13h16
Dundo - A coordenação da Corte Real do Rei Muachissengue-Wa-Tembo, na Lunda Norte, defendeu mais intervenção das instituições do Estado, para viabilizar projectos culturais de resgate dos hábitos e costumes do povo lunda tchokwe.
Segundo o regedor Nachiri, responsável pela Corte Real na Lunda Norte, o grupo tem em agenda a construção de jangos em algumas comunidades, bem como um calendário de acções pedagógicas com os jovens, para a transmissão de valores culturais.
Explicou que o objectivo é de não só preservar, mas resgatar a candowa, a calucuta e a correcção da maringa, esta que perdeu originalidade em relação ao ritmo e ao compasso, entre outras danças folclóricas de recreação e cerimónias.
Referiu que os rituais de iniciação masculina e feminina denominados (mukada e kafundegi) tidos como fontes de preparação dos jovens para a vida adulta, que encontram-se em vias de extinção, motivou igualmente a elaboração dos projectos.
Pretende-se igualmente com esta ideia, incentivar o artesanato de barro e esculturas diversificadas, relançamento dos instrumentos tradicionais como ngoma (batuque/tambores), puita, entre outros.
09 Julho de 2019 | 13h16 - Actualizado em 09 Julho de 2019 | 13h16
Dundo - A coordenação da Corte Real do Rei Muachissengue-Wa-Tembo, na Lunda Norte, defendeu mais intervenção das instituições do Estado, para viabilizar projectos culturais de resgate dos hábitos e costumes do povo lunda tchokwe.
Segundo o regedor Nachiri, responsável pela Corte Real na Lunda Norte, o grupo tem em agenda a construção de jangos em algumas comunidades, bem como um calendário de acções pedagógicas com os jovens, para a transmissão de valores culturais.
Explicou que o objectivo é de não só preservar, mas resgatar a candowa, a calucuta e a correcção da maringa, esta que perdeu originalidade em relação ao ritmo e ao compasso, entre outras danças folclóricas de recreação e cerimónias.
Referiu que os rituais de iniciação masculina e feminina denominados (mukada e kafundegi) tidos como fontes de preparação dos jovens para a vida adulta, que encontram-se em vias de extinção, motivou igualmente a elaboração dos projectos.
Pretende-se igualmente com esta ideia, incentivar o artesanato de barro e esculturas diversificadas, relançamento dos instrumentos tradicionais como ngoma (batuque/tambores), puita, entre outros.