Domingo, 24 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Patrício Batsîkama lança obra "Mbôngi a Ñgîndu"


16 Julho de 2019 | 17h21 - Actualizado em 16 Julho de 2019 | 17h47

Historiador Patrício Batsîkama

Foto: Emerson Hossi



Luanda - O livro "Mbôngi a Ñgîndu" , que em Português significa escola de Ciências Políticas no antigo Kongo, do historiador Patrício Batsîkama, será lançado no dia 23 deste mês, no Auditório do Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT), em Luanda.


A obra, segundo o prefaciado de Ivaldo Lima (coordenador de Pós-Graduação em Estudos Africanos da Universidade da Bahia-Brasil), mostra detalhes dos vários aspectos políticos e administrativos do reino do Kongo, desde as escolas de formação e o corpo técnico de funcionários.

O autor, de acordo Ivaldo Lima, foi movido, ao escrever o livro de 133 páginas, pela inspiração de contribuir para consagração do Reino do Kongo como Património Mundial da Humanidade.

Editado pela Mayamba e com uma tiragem de 1500 exemplares, a obra é um conjunto de uma série de investigações feitas pelo historiador Patrício Batsîkama sobre a escola das ciências políticas no antigo Kôngo.

Natural da província do Uíge, Patrício Batsikama é autor de obras como  “Tokoismo, Teologia da Libertação”, “O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional",  "Makela ma Zombo" e " Nação, Nacionalidade e Nacionalismo em Angola".

É docente do Instituto Superior Tocoísta (ISPT), de onde também é coordenador do Centro de Estudo e Investigação Científica Aplicada (CEICA).