Sábado, 28 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Lançada obra sobre "Direito do Desporto" no Namibe


02 Agosto de 2019 | 04h31 - Actualizado em 02 Agosto de 2019 | 05h28

Moçâmedes - "Introdução ao Direito do Desporto", é tema da obra literária apresentada e autografada quinta-feira, na cidade de Moçâmedes pelo seu autor, o académico e professor, Egas Viegas.


Com 231 páginas agrupadas por quatro capítulos, o autor da obra, faz uma abordagem do direito ao desporto, partindo da evolução histórica, da relação entre os desportos e os vários sectores da vida social e o direito do desporto como ciência jurídica.

A obra traça ainda uma panorâmica ligada à perspectiva comparada com as experiencias ao direito português, brasileiro, até ao quadro jurídico angolano.

Aborda ainda a problemática do doping, na perspectiva dos desportistas melhorarem o seu desempenho profissional, bem como na necessidade de se criar mecanismos jurídicos e administrativos para o seu combate.

A mesma espelha ainda a sua atenção no combate à violência no deporto nas suas variadas modalidades, desde da verbal, física, psicológica, para além do fenómeno de corrupção que ocorrem nos vários círculos administrativos do desporto.

Falando durante a sessão de outorga, que ocorreu na Academia de Pesca e do Mar do Namibe, o autor, realçou a importância do desporto, normas e direitos consagrados na Constituição da República.

Disse ainda que o desporto influência na vida política, económica e social, tendo apelado aos diferentes actores e agentes públicos, como vista ao aproveitamento das suas potencialidades no turismo e captação de receitas, face à diversificação da economia do país.

Editada em Luanda,pela editora “Wa Editora”,é a primeira de género no domínio da legislação desportiva e pode ser adquirida ao preço de cinco mil kwanzas, estando disponível para os líderes  desportistas, população académica e sociedade civil.