Sábado, 28 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Huíla: Oprimícia Tyamba vence festival de música "Variante"


22 Setembro de 2019 | 11h17 - Actualizado em 22 Setembro de 2019 | 11h34

Huíla: Oprimícia Esmeralda Tyamba - Vencedora da fase provincial do Variante-2019 Foto: José Filipe

Lubango - A representante do Lubango, Oprimícia Esmeralda Tyamba, venceu neste final de semana, nesta cidade, a fase provincial da Huíla do festival de música popular angolana "Variante", com 76,5 pontos.


A artista convenceu o corpo de jurado, liderado pelo antigo chefe de Departamento de Cultura e Artes do sector da cultura, turismo e juventude e desportos, Pedro Mussunda, com a música “mãe estou a sofrer”, cantada em Nganguela, no estilo kilapanga.

A música faz uma abordagem de combate a violência doméstica, especificamente de um lar onde o pai é violento e desestruturou a sua família, por influências de amigos.

O segundo e terceiro lugares foram ocupados por Eduarda Guilhermina Lito e José Francisco (Dudas) dos municípios da Jamba e Lubango com 74,5 e 73 pontos, respectivamente, num concurso que contou com a participação de 12 candidatos.

A vencedora recebeu como prémio 120 mil Kwanzas, certificado de participação e vai representar a província da Huíla na fase nacional em Novembro, em Luanda, ao passo que o segundo e terceiro classificados levaram 80 e 60 mil Kwanzas, respectivamente.

Oprimícia Esmeralda Tyamba, professora do ensino primário, iniciou a sua carreira musical em 2010, no Lubango, e já participou quatro vezes em concursos desta natureza, conquistando a segunda, terceira e quarta posições.