Domingo, 17 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Material do Museu Dundo em risco de deteriorar-se


28 Outubro de 2019 | 19h06 - Actualizado em 28 Outubro de 2019 | 19h05

MUSEU REGIONAL DO DUNDO

Foto: ANGOP



Dundo - O material para equipar algumas salas em construção no Museu Regional do Dundo,corre o risco de deteriora-se, caso continue armazenado, alertou hoje, segunda-feira, a directora do Gabinete provincial da Cultura na Lunda Norte, Esmeralda Maximata.


O equipamento está  na província desde o princípio do ano em curso e armazenado numa sala sem condições para o condicionamento, correndo sérios riscos de se estragar.   

Defendeu que se retome, com urgência, as obras do depósito de conservação de peças museológicas, salas de exposição de peças tradicionais e moderno, de cinema, um bazar e uma oficina de artesanato, paralisadas há quase dois anos.

Sendo a obra, da responsabilidade do Ministério da Cultura,  disse desconhecer as razões da paralisação da empreitada e quando do seu retorno.

Das mais de 10 mil peças do seu acervo, entre m  máscaras,   artigos artesanais e industriais, apenas 800  peças  encontram-se  expostas  ao  público para a promoção do turismo cultural, por falta de espaços.

O museu apresenta igualmente ao público artefactos da pré-história, religião, exposição da indústria mineira, da resistência à colonização alguns aspectos que retratam a presença portuguesa na região, bem como documentos que certificam o processo de colonização.

De acordo com dados da instituição, de Agosto a Setembro, recebeu dois mil e 196 visitantes e 29 leitores, sendo 841 adolescentes, 623 crianças, 414 jovens e seis estrangeiros.

O Museu Regional do Dundo existe há 83 anos.