Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Percurso Histórico do Golfe em livro


06 Outubro de 2020 | 08h21 - Actualizado em 06 Outubro de 2020 | 08h21

Luanda - A obra “O Percurso Histórico do Bairro Golfe- Ngoló e Sua Gente”, da autoria de Manuel Bartolomeu Dias, será apresentada sexta-feira ao público.


A obra é uma sequência de cinco anos de pesquisas e surgiu por pedido de jovens ávidos por conhecer mais sobre a história do Golfe, desde o seu aparecimento antes da era colonial, no período pós colonial até a década de 80/90.

No livro, o autor traz narrações históricas e memórias, retratando informações do surgimento do musseque Golfe, as vivências e convivências das suas gentes, aspectos intrinsecamente ligados ao desporto, à cultura, à política, à religião e outros.

Enquanto membro da Associação dos Amigos e Naturais do Golfe (Anangolo), Bartolomeu Dias diz que viu-se obrigado a buscar uma história real daquilo que é o Golfe e em função disto pesquisou e conversou com alguns anciões e nacionalistas do bairro.

Entre as vivências e convivências dos moradores, o autor destaca aspectos multifacetários como o içar pela primeira vez da bandeira do MPLA, no largo do Avo Kumbi.

Para o autor, o Golfe é histórico porque mesmo na era colonial era difícil a tropa portuguesa transpor a linha para o bairro, visto que havia no local muitos nacionalistas.

Apontou os casos do pastor Pedro da Gama, Sebastião Muzumbi, Domingos Adão Borges, Pacavira, Simão de Oliveira, que contribuíram para que o Golfe fosse como é hoje.

A obra produzida em Angola pela editora Kiluji comporta 154 páginas, 14 capítulos e uma tiragem de mil exemplares.

O Golfe surgiu nos anos 30, na altura conhecido como bairro Buasaka/Kasaka, por causa do cultivo em quase toda extensão do território da mandioqueira.

Actualmente, é um distrito urbano, pertencente ao município do Kilamba Kiaxi, Luanda.

Tem uma extensão de 14 mil quilómetros quadrados e aproximadamente 650 mil habitantes.

Manuel Bartolomeu Dias nasceu em Luanda, no município do Kilamba Kiaxi, e é licenciado em Gestão pela Universidade Técnica de Angola. É membro da Associação dos Gestores e Administradores de Angola, promotor de eventos desportivos e sócio-culturais e oficial superior da Polícia Nacional.