Segunda, 23 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Camões acolhe exposição "UsaMascara"


22 Outubro de 2020 | 22h44 - Actualizado em 22 Outubro de 2020 | 22h43

Luanda - O Centro Cultural Português-Instituto Camões, em Luanda, acolhe, até 20 de Novembro do ano em curso, a exposição colectiva de artes plásticas denominada "UsaMascara".


A exposição apresenta uma selecção de 33 obras de 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da Covid-19 em Angola.

A exposição é resultado de uma iniciativa do Espaço Luanda Arte (ELA) e da revista 40.ena!, que em Março de 2020 convidaram os artistas plásticos angolanos a participarem num novo projecto nacional das artes intitulado “UsaMascara”.

A iniciativa conta com a associação do Camões – Centro Cultural Português em Luanda, na organização da apresentação pública das obras seleccionadas, e com a parceria do Banco de Fomento Angola (BFA), na atribuição de prémios.

Durante cinco meses, até Agosto de 2020, e através das redes sociais, artistas de todo o país, sem restrições de idade ou experiência, foram incentivados a produzir obras inspiradas no actual momento, destacando em especial a utilização da máscara.

As escolhas do júri tiveram por base critérios de técnica, composição, conteúdo e narrativa ou mensagem.

O júri decidiu ainda atribuir o prémio Camões “UsaMascara” a Jardel Selele, prémio ELA a Andreia Maia, ambos com direito a organização de uma exposição individual em 2021, prémio BFA “UsaMascara”, no valor  de 500 mil  kz a Rómulo Rosa e a Pemba.

A Fran dos Santos foi atribuído o prémio 40.Ena (produção de trabalho editorial sobre a obra do artista).

A exposição estará patente ao público no Camões - Centro Cultural Português durante um mês (até 20 de Novembro de 2020).

No quadro das medidas de biossegurança, as visitas presenciais estarão limitadas a cinco pessoas por hora, nos horários 9h00-12h00 e 14h00-16h00, mediante uma marcação prévia.