Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Norberto Garcia é interrogado na quarta-feira


05 Fevereiro de 2019 | 20h51 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2019 | 20h44

Réu Norberto Garcia, antigo director da Unidade Técnica para Investimento Privado (UTIP) Foto: Angop (Arquivo)

Luanda - O réu Norberto Garcia, antigo director da Unidade Técnica para Investimento Privado (UTIP), vai ser interrogado esta quarta-feira durante a 9ª sessão de julgamento da Burla Tailandesa que decorre na 1ª Câmara Criminal do Tribunal Supremo.


Apesar do centro da acusação do Ministério Público gravitar na autenticidade do cheque de USD 50 mil milhões, o interrogatório de Norberto Garcia é de extrema importância, por ser o gestor que certificava e autorizava, a data dos factos, os investimentos privados em Angola.

É igualmente a Norberto Garcia (também aos outros nove réus) que o Ministério Público acusa de prática de crimes de falsificação de documentos, burla por defraudação, associação de malfeitores e branqueamento de capitais.

A 9ª sessão de julgamento realizada esta terça-feira ficou marcada entre as divergências dos advogados, com o causídico dos réus Arsénio Manuel e André Roy, Sérgio Raimundo, a acusar o seu colega Carlos Salumbongo de estar em conflitos de interesse por defender os réus tailandeses  e uma angolana que se encontram em rota de colisão.

Essa situação obrigou o corpo de juízes a terminar a audiência mais cedo para analisar quatro requerimentos apresentados por Sérgio Raimundo.

Destaca-se o emprego de tradutores aos réus estrangeiros em tempo integral, a notificação do oficial do SIC para falar da autenticidade de uma alega carta assinada do Vice-Presidente, supostamente falsificada pela ré Celeste de Brito, a impugnação do advogado Carlos Salumbongo por conflito de interesse, bem como a realização de um interrogatório ao prófugo Pierre René, através de uma vídeo-conferência.    

Até ao momento já foram interrogados sete réus do processo nº 001/18 que ficou mediatizado por Burla Tailandesa.