Domingo, 17 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Guiné Equatorial: Embaixador de Angola destaca conquistas


11 Novembro de 2019 | 17h43 - Actualizado em 11 Novembro de 2019 | 17h42

António Luvualu de Carvalho, Embaixador de Angola na Guiné Equatorial

Foto: Marcelo Nlele



Malabo - O embaixador de Angola na Guiné Equatorial, António Luvualu de Carvalho, destacou, sexta-feira última, a manutenção da soberania nacional e a integridade territorial como as principais conquistas dos angolanos ao longo dos 44 anos da independência de Angola.


Nomeado a 16 de Maio deste ano, António Luvualu de Carvalho entrou para a diplomacia em Setembro de 2015, altura em que assumiu a função de embaixador itinerante do Governo de Angola.

A República de Angola abriu a sua Embaixada em Malabo em Abril de 2006, tendo sido embaixadores naquele país Armando Cadete e Gilberto Buta Lutukuta.

Em declarações à imprensa local, António Luvualu de Carvalho deu igualmente ênfase à independência financeira, unidade e coesão que se vivem em todo o território angolano, cuja independência aconteceu a 11 de Novembro de 1975.

No plano internacional, o embaixador elegeu as conquistas de Angola, ao longo das quatro décadas, com destaque para as duas passagens como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, bem como, a nível africano, os seus esforços relacionados com a pacificação e a reconciliação nacional.

Em relação aos desafios futuros, o embaixador angolano aludiu à diversificação económica em curso e à entrada em vigor de uma nova Lei de Investimento Privado, bem como à aplicação de uma diplomacia económica.

No seu entendimento, esses passos conduzirão à captação de mais investimentos,  que irão “alavancar” a economia nacional, que considerou ter um “enorme potencial”.