Domingo, 29 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Chefe de Estado a caminho do Moxico


12 Setembro de 2019 | 08h55 - Actualizado em 12 Setembro de 2019 | 22h02

Presidente da República, João Lourenço Foto: Pedro Parente

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deslocou-se, na manhã desta quinta-feira (12), a Cazombo, sede municipal do Alto Zambeze, onde vai cumprir a primeira etapa da visita de trabalho de dois dias à província do Moxico.


Na Base Aérea de Luanda, o Chefe de Estado, acompanhado pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de despedida do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, do governador de Luanda, Luther Rescova, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

O município de Camanongue e a comuna do Luena (sede do município do Moxico) constituirão as duas outras etapas da missão do Presidente da República, que serão cumpridas ao longo do dia de sexta-feira.

No primeiro dos municípios a visitar, Alto Zambeze, o Presidente João Lourenço vai reunir-se com o Governo Provincial do Moxico e, posteriormente, tomará contacto com o funcionamento dos sectores da Educação e Saúde, através de visitas a uma escola e à maternidade municipal.

Ainda quinta-feira, na vila do Cazombo, receberá, em audiência, representantes das autoridades tradicionais, com destaque para a rainha Nhakatolo e o rei dos Bundas, Mbando Muwe Mbando Lifuti.

Sexta-feira, em Camanongue, vai inaugurar o Hospital Municipal, devendo cumprir o resto do seu programa de visita no mesmo dia, na capital provincial, Luena, nomeadamente  a inauguração de uma escola primária e a presença na cerimónia de abertura, pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, do Centro de Hemodiálise do Hospital Geral do Moxico.

A missão terminará a meio da tarde de sexta-feira.

Localizada na região Leste do país, Moxico é a maior província de Angola, com uma área de 223.023 quilómetros quadrados, e ocupa 16.03 por cento da extensão do território nacional. A capital da província é Luena.