Sexta, 15 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Membros da SADC acertam questões financeiras em cimeira


11 Agosto de 2020 | 21h19 - Actualizado em 13 Agosto de 2020 | 12h36

Insígnia da SADC

Foto: Divulgação



Luanda- As questões ligadas a gestão, definição e aplicação financeira foram, nesta terça-feira, os destaques da reunião, por videoconferência, do Subcomité de Finanças enquadrado no ciclo de debates da 40ª Cimeira de líderes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).


Entre os temas analisados, durante cerca de 10 horas, constam o relatório do subcomité de finanças, incluindo o relatório de auditoria, com realce para a visão geral sobre governação, mecanismos de controlo interno e processo de gestão de risco da região.

O programa incluiu ainda a adopção da agenda de trabalhos, numa sessão em que a delegação angolana, presente com 13 elementos na sala, foi chefiada pelo secretário nacional da SADC, Nazaré José Salvador.

Na segunda-feira, o grupo de peritos da SADC abriu com a análise de uma proposta para a realização, em Março de 2021, de uma cimeira extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da região, de forma presencial, caso a situação de combate à Covid-19 registe melhorias.

O encontro prossegue até ao dia 17 deste mês, com a sessão de conselho de ministros da SADC, Cimeira da Troika do órgão, que será precedida pela reunião de altos funcionários e do Comité Ministerial da Troika do Órgão.

Tem fim previsto para segunda-feira, 17, com a Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo.

O encontro, da organização que assinala 28 anos de existência a 17 de Agosto, desde a sua fundação em 1992, decorre via online de devido ao coronavírus.