Quarta, 02 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Angola continua empenhada na paz em África


15 Outubro de 2020 | 14h13 - Actualizado em 15 Outubro de 2020 | 16h05

PR João Lourenço discursa sobre o estado da Nação Foto: Cortesia da Assembleia Nacional

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, nesta quinta-feira, o compromisso do país como actor importante na manutenção da paz e segurança em África.


João Lourenço, que discursava sobre o Estado da Nação na abertura da VI Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, falou da necessidade de condução de uma política externa de boa vizinhança, no respeito pela integridade territorial e da soberania dos Estados.

Angola continua a atribuir particular importância ao seu relacionamento multilateral, principalmente através do seu papel como membro das organizações regionais e continental, tais como a União Africana, as Comunidades de Desenvolvimento da África Austral, Económica de Estados da África Central e dos Grandes Lagos.

Informou que o país assumirá em 2021 a presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e formalizou a sua candidatura às organizações internacionais da francofonia (OIF) e inglesa (Commonwealth).

O Chefe de Estado angolano reafirmou ainda a aposta na inserção de quadros angolanos em organizações regionais e internacionais.

João Lourenço destacou o apoio e gestão dos pelomenos nove mil angolanos retidos no exterior, por força da pandemia da Covid 19, bem como o repatriamento de parte deles, apesar das dificuldades financeiras.